Votação definirá medalha em homenagem a Aleijadinho

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h46, última modificação 26/03/2018 19h46

Fonte: Fatoreal

 

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove em parceria com o Poder Executivo e representantes do Clube da Medalha da Casa da Moeda, uma votação popular que irá escolher qual imagem da obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

 

A obra escolhida irá ser cunhada em medalha comemorativa que será lançada em 18 de novembro, em homenagem ao bicentenário de morte do artista mineiro. A votação é uma das formas que pretende envolver a sociedade mineira nas celebrações da data, em que também se comemora o Dia do Barroco Mineiro. A votação online está disponível até o dia 6 de junho.

 

Entre três obras pré-selecionadas de Aleijadinho – “Anjo da Amargura” (foto acima), “Cristo com Cruz às Costas” e “Daniel” – o cidadão poderá escolher aquela que vai ilustrar uma das faces da medalha comemorativa. A outra face da medalha será composta com a obra “Retrato de Aleijadinho”, de Euclásio Penna Ventura. O bicentenário de morte de Aleijadinho também será marcado por outros eventos promovidos pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Turismo.

 

A data comemorativa de 18 de novembro, em que se celebra o Dia do Barroco Mineiro, foi instituída pela Lei 20.470, de 2012, oriunda do Projeto de Lei 3.396/12, de autoria do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP). “O Aleijadinho, arquiteto de inegável singularidade, chamou a atenção de inúmeros intelectuais. A partir dessas iniciativas, vamos levá-lo para mais perto do cidadão mineiro”, salienta o deputado.

 

A legislação prevê que, anualmente, nessa data, sejam realizadas no Estado atividades com o objetivo de preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico, artístico e cultural vinculado ao barroco mineiro, à obra de Aleijadinho e aos demais expoentes desse estilo.

 

Clube da Medalha

 

 O Clube da Medalha do Brasil, que integra o Departamento de Comercialização e Marketing da Casa da Moeda, elegeu o bicentenário de morte de Aleijadinho como um dos oito temas que vão compor o seu calendário medalhístico de 2014. O tema do artesão mineiro foi um dos mais votados e concorreu com outras 80 sugestões apresentadas por instituições culturais.

 

Em reunião realizada em fevereiro de 2014 na ALMG, para definição da elaboração da medalha e de seu calendário de divulgação, a gerente do Clube da Medalha da Casa da Moeda, Valéria Fionda, disse as peças poderão ser compradas por meio do Clube, após o lançamento. As medalhas têm 50 milímetros de diâmetro; a de bronze pesa 55 gramas; a de prata, 64; e a de ouro, 100 gramas. Dependendo da tiragem, terão o valor em torno de R$ 45 a R$ 120 a unidade.

 

Para votar clique aqui.