Visite o acervo histórico da Cidade dos Profetas sem sair do lugar

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h12, última modificação 27/03/2018 06h12

Fonte: Fato Real

A história, arte, religiosidade e arquitetura de Congonhas estão ao alcance das mãos graças ao projeto Era Virtual – Cidades Patrimônio. Por meio da internet é possível realizar visitas virtuais ao acervo cultural de Congonhas, de qualquer lugar do mundo. O projeto, patrocinado pela Fundação Vale, com apoio da Prefeitura de Congonhas, Unesco e Iphan, está online desde o final de 2014.

Ao acessar o portal www.eravirtual.org, o internauta pode navegar pelo circuito de peregrinação do Bom Jesus, onde está a obra prima do Mestre Aleijadinho e ter uma perspectiva diferenciada das imagens do conjunto em 360 graus, aéreas e em solo. Durante a visita, é possível ouvir as músicas compostas por Lobo de Mesquita, interpretada pelo Coral Cidade dos Profetas, ou ser guiado por áudios e textos educativos com versão em cinco idiomas, incluindo Libras.

Também está disponível a versão móvel, que é um aplicativo para smartphones e tablets que fornece um material completo e objetivo, composto por fotos e textos resumidos, voltados para o turista e visitante presencial. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas online Google Play ou AppleStore, basta procurar por Era Virtual – Congonhas.