Vereadores se reuniram com representantes do Estado de MG

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h57, última modificação 26/03/2018 16h57

Para debater questões relacionadas ao Distrito Industrial e a exploração mineraria da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), os vereadores se reuniram no dia 3 de junho, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, com representes  do governo do Estado. O objetivo do encontro foi buscar esclarecimentos para que a Câmara possa se posicionar diante da sociedade para explicar qual é a real situação dos investimentos.

Na oportunidade, os vereadores indagaram aos representantes do Estado qual era o posicionamento em relação a expansão da mineração. Também lembraram que é essencial que o Estado se faça mais presentes nas questões que envolvem Congonhas, pois a população está desamparada.

O diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) José Frederico Álvares afirmou aos vereadores que o Estado participa  de perto das negociações com a CSN. Para responder aos questionamentos foi claro ao dizer que a posição do Estado é avançar com os investimentos em Congonhas e região, mas lembrou que isso deve ser feito juntamente com a comunidade local  pois ela será impactada diretamente. José Frederico explicou que serão feitas alterações com um aditivo ao Protocolo de Intenções de 2007, que será assinado entre a CSN e o Governo do Estado. A previsão é que as negociações tenham fim em junho e assim o aditivo será assinado.

Na reunião ficou acertado com o Governo por meio do presidente do INDI, José Frederico Álvares e da assessora do governador Antônio Anastasia, Margot Navarro que acontecerão reuniões mensais com os vereadores para apresentarem as posições quanto ao processo da implantação do Distrito Industrial e da Exploração Mineraria. Também ficou definido que o estado deverá ainda ter o compromisso em acelerar, ainda este ano, a liberação da licença prévia. Além da sua participação por meio das suas secretarias e órgãos envolvidos nas questões ambientais e preservação do patrimônio nas audiências públicas a serem realizadas.