Vereadores participam da apresentação do estudo para melhorar a qualidade do ar

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h33, última modificação 26/03/2018 16h33

Membros do Legislativo compareceram à Promotoria Geral de Justiça do Estado, no dia 16 de fevereiro, para a apresentação de um estudo que criará o projeto da Rede Integrada de Monitoramento de Qualidade do Ar da região de Congonhas. Este projeto será elaborado pela empresa EcoSoft representada por Luiz Claudio Santolim. O encontro foi realizado com o propósito de esclarecer sobre visitas e pesquisas que serão necessárias para a identificação de pontos para monitoramento do ar.

Os principais objetivos é obter de forma sistemática e crível os níveis de poluente atmosféricos que uma determinada região de interesse está submetida (grau de risco, dosagem, áreas mais impactadas, grau de saturação e sazonalidade), verificar e subsidiar o atendimento de padrões de qualidade do ar, identificar os aspectos meteorológicos da região e sua interação com a qualidade do ar. Além de avaliar a influência de fontes emissoras específicas e auxiliar estudos epidemiológicos.

A demanda por este estudo se deu por meio de um inquérito civil que foi instaurado pela Promotoria de Justiça de Congonhas. A elaboração do projeto é financiada pela empresa Ferrous e a princípio será feito um estudo para identificação dos agentes poluentes. Para a fase de implementação do projeto de monitoramento serão buscados novos parceiros.

No encontro, compareceram membros do executivo, representantes dos setores do meio ambiente e comunicação da Prefeitura de Congonhas. Também foram convidadas as empresas da região como a CSN, Namisa, Gerdau Açominas, Ferro+ e Vale. O evento, que foi realizado na sede do Ministério Público, contou ainda com representantes da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), órgão para o qual o estudo será destinado.

Fonte: Assessoria de Comunicação / CMC