Vereador Vagner e deputado Glaycon Franco discutem com a Copasa projetos de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Congonhas

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h58, última modificação 27/03/2018 06h58

O presidente da Câmara Municipal de Congonhas, Vagner Luiz de Souza e o deputado estadual Glaycon Franco se reuniram na quinta-feira (15), na sede da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em Belo Horizonte, com o diretor de Operações Sul da empresa, Frederico Ferramenta para tratar sobre a situação do abastecimento de água e tratamento de esgoto em Congonhas.

De acordo com diretor da companhia, foram concluídos os estudos para a execução dos trabalhos que permitirão o fornecimento de água para os bairros Joaquim Murtinho, Alto Maranhão e Santa Quitéria. Os recursos necessários para executar as atividades são da ordem de R$ 500 mil e serão próprios da empresa. O processo de licitação interna deverá ter início na primeira semana de janeiro de 2017, informou Frederico.

Durante a reunião, o vereador Vagner questionou também sobre os planos da empresa para a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município. Segundo Frederico Ferramenta, já existe um projeto concluído para tratar o esgoto em Congonhas e a diretoria tentará priorizar a destinação de R$40 milhões para a execução e inauguração das obras até 2018.

O projeto prevê, conforme informações do engenheiro e gerente da Divisão Leste da Copasa, Paulo Tarso, a instalação da ETE nas proximidades do bairro Residencial Gualter Monteiro. Mas a direção da empresa e o presidente do legislativo municipal Vagner Luiz concordaram em promover uma audiência pública para discutir com a população do bairro o projeto e apresentar o local onde se planeja construir as instalações de tratamento de esgoto. A reunião com a comunidade deve acontecer após o carnaval do ano que vem.

Na pauta, ainda, o vereador Vagner questionou a situação do esgoto nos bairros Eldorado, Grand Park, Primavera, Nova Cidade e Casa de Pedra que, segundo o parlamentar possuem estrutura de rede que não está sendo usada. O diretor Frederico e o gerente Paulo Tarso se comprometeram em analisar a situação destas localidades para acabar com o uso das atuais fossas.

Reinaldo da Silva
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Câmara Municipal de Congonhas
(Reprodução do texto autorizada mediante citação da fonte Câmara Municipal/Reinaldo Silva)