UFMG instala maior supercomputador de Minas Gerais

por André Candreva publicado 26/03/2018 15h18, última modificação 26/03/2018 15h18

A UFMG inaugura na próxima terça, dia 9, um supercomputador de 1,6 terabytes de memória RAM e 145 terabytes de memória física. O equipamenteo entra em operação ainda neste semestre e é destinado à pesquisa científica. A máquina está instalada no centro regional do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad) do Ministério de Ciência e Tecnologia, vinculado ao Laboratório de Computação Científica (LCC) do ICEx.

De acordo com o físico do LCC Domingos da Costa Rodrigues, o supercomputador entrará em operação tão logo sejam feitos testes de desempenho. A previsão é que, a partir de abril, pesquisadores possam apresentar seus projetos ao LCC para utilizá-lo.

Adquirido ao custo de R$ 1 milhão com recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia, o supercomputador será o maior, em termos de capacidade de armazenamento e processamento de dados, em operação em Minas Gerais e na rede do Sinapad. Sua aquisição deverá produzir up-grade na pesquisa desenvolvida no estado, especialmente relacionada a questões teóricas e práticas da química, física quântica, engenharia, geociência, bioinformática e computação.

Cálculos complexos de estrutura na engenharia civil ou de data mining - em que é necessário associar inúmeras variáveis de grandes bancos de dados para extrair conclusões - são alguns dos problemas típicos que exigem processamento nessa modalidade de equipamento. "Além de atender a demanda já existente, o supercomputador vai oferecer oportunidade de estudo de problemas de maiores dimensões, que antes não eram postos pela comunidade científica devido a restrições tecnológicas", acrescenta Rodrigues.

Fisicamente, o supercomputador consiste em quatro espécies de armários grandes, conectados. Sua arquitetura de processamento de dados é conhecida como computação paralela ou distribuída. No caso do novo supercomputador, isso significa que o ambiente de computação é distribuído em 848 núcleos de processamento. A específicação técnica do Supercomputador é: memória distribuida e compartilhada com um total de 53 nós.

Cada nó tem quatro processadores Intel Quad Core (com quatro núcleos cada), o que totaliza 848 núcleos. Em termos teóricos, ele pode chegar até 9 Tflops de processamento. A memória principal de cada nó deste cluster é 32 gigabytes totalizando 1,6 terabytes de RAM. O armazenamento do cluster (memória física do supercomputador) é distribuído em cada nó: 160 gigabytes, mais um storage de 145 terabytes.

Fonte: Estaminas