Serra do Cipó sempre bela e agora eternizada em postais

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h23, última modificação 26/03/2018 16h23

As belezas naturais e exóticas da Serra do Cipó, distrito do município de Santana do Riacho, na Região Central de Minas Gerais, agora são eternas. Atrativos turísticos da região, como a Grande Pedreira, o Rio Cipó e as atividades esportivas, que incluem canoagem, tirolesa e rapel foram estampados em cartões-postais. Considerada “o jardim botânico do Brasil”, a Serra do Cipó, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, é visitada por centenas de milhares de turistas durante o ano.

O lançamento da nova coleção Encantos de Minas/Serra do Cipó aconteceu no sábado (20), dentro do projeto ‘Parceiros no Turismo e na Cultura’, do qual fazem parte agências de turismo, pousadas e restaurantes do pequeno distrito. As 16 imagens foram clicadas pelo fotógrafo Sérgio Mourão, que tem o maior banco de imagens fotográficas do Estado, com mais de 800 mil registros digitalizados nos segmentos turísticos, ambientais e culturais.

Há 11 anos, Sérgio Mourão direciona seu trabalho para a divulgação de Minas Gerais, em diversos formatos, principalmente na emissão de cartões-postais. O fotógrafo considera que eles são a forma de propagação mais rápida, eficiente e barata de divulgação de uma imagem, além de ser um elemento de grande poder de auto-estima do cidadão. Os cartões possibilitam, a quem o ganha, a chance de conhecer um determinado local, mesmo estando longe dele. Mourão é conhecido como o “fotógrafo oficial” de Minas e já retratou 239 cidades em fotografias. Na próxima semana, ele lançará uma coleção especialmente sobre a capital mineira.

As fotografias da nova coleção abordam a prática de atividades de esportes radicais que atraem milhares de jovens à Serra e retratam as belas paisagens locais, como a cachoeira Grande e a da Farofa, uma das mais visitadas no Parque Nacional, além da Cachoeira do Bicame, na Lapinha da Serra. Foram contempladas também imagens do Pico do Breu, a Barragem da Usina e os caminhos de acesso a ela.

Um dos componentes mais visitados e fotografados na Serra do Cipó ganhou olhar especial de Sérgio Mourão: a estátua do matuto Juquinha, localizada no caminho de Conceição do Mato Dentro, a 154 quilômetros de BH. A coleção imortaliza ainda a flora da região, com flores exóticas e típicas, somente encontradas nesse grande bioma nacional.

Os postais Encantos de Minas/Serra do Cipó podem ser encontrados com exclusividade nos estabelecimentos parceiros do projeto: Padaria Cipó, loja de artesanato Arte das Mãos, Pousada Grande Pedreira, Pousada Chão da Serra, Restaurante e Pousada do Matuto, Belas Gerais Turismo e Montanheiros Turismo.

 

Fonte: Hoje em Dia.