Senado lança estudo sobre impactos da liberação do Uber

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h47, última modificação 27/03/2018 06h47

 Fonte: Senado Federal

 
Para contribuir com o debate sobre a regulamentação do Uber no país, a Consultoria do Senado Federal publicou estudo sobre os aspectos legais e econômicos do serviço 
de transporte. Autor do estudo, o consultor legislativo Túlio Leal argumenta que, se o Congresso Nacional entender que o serviço prestado pelo Uber atende ao interesse 
público, os parlamentares deveriam alterar a legislação para evitar práticas anticoncorrenciais e oferecer uma base legal para que os municípios exerçam sua competência 
de organizar o transporte de passageiros.
 
A principal discussão, para o consultor, é se serviços de transporte como o Uber, caracterizados pela solicitação por meio de aplicativo para telefones, atendem ao 
interesse público. Além de relatar a história da empresa, o texto aborda as razões pelas quais o número de licenças para táxis é limitado; o impacto do Uber sobre as 
imperfeições do mercado de táxi; e o impacto econômico do aplicativo no mercado.
 
O consultor apresenta os argumentos centrais das duas correntes antagônicas sobre a legalidade do Uber. Os que são pela proibição argumentam que o serviço prestado 
estaria em desacordo com a Lei 12.468/2011, que regulamenta a profissão de taxista.
 
Já os defensores da legalidade do Uber citam o artigo 2° da Lei 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. A lei estabelece que 
os serviços de transporte urbano podem ser classificados quanto ao objeto (passageiros ou carga); quanto às características do serviço (coletivo ou individual); e quanto
à natureza (pública ou privada). Assim, a exclusividade dos taxistas se limitaria ao transporte público individual, enquanto o Uber prestaria um serviço de transporte 
privado individual.
 
Iniciativas do Senado
 
Em 2015 foram apresentados no Senado Federal dois projetos de lei para regulamentar o aplicativo, seguindo roteiros diferentes. O primeiro (PLS) 530/2015, do senador 
Ricardo Ferraço (PSDB-ES), cria uma lei que regulamenta e organiza o sistema de transporte privado individual a partir de provedores de rede de compartilhamento.
 
O segundo projeto (PLS) 726/2015, do senador Lasier Martins (PDT-RS), modifica as Leis de Mobilidade Urbana (12.587/2012) e do Código de Trânsito Brasileiro (9.503/1997) 
para disciplinar o serviço de transporte privado individual de passageiros.
 
As duas propostas estão prontas para a inclusão na ordem do dia no Plenário.
MatScoutt
MatScoutt disse:
02/06/2019 04h30
Cialis 5 Mg Cephalexin For Canines [url=http://bpdrugs.com]cialis 5 mg[/url] Cialis Free Trial Dexamethasone No Prescription Zithromax Safe During First Trimester
RebCrully
RebCrully disse:
07/06/2019 17h36
Viagra Pfizer Bewertung Propecia Gestacion Tadapox Low Price [url=http://cialisong.com]cialis[/url] Propecia Igual Comprar Cialis Generico En Murcia
MatScoutt
MatScoutt disse:
09/06/2019 03h05
Canadian Mail Order Pharmacies To Usa [url=http://catabs.com]priligy 60 mg precio[/url] Wellbutrin With Free Viagra
MatScoutt
MatScoutt disse:
11/07/2019 04h59
Best Site For Cialis Amoxicillin Clavu 875 Mg Canada Pharmacy Online Alli Diet Pill [url=http://buycheapcial.com]buy generic cialis online[/url] Propecia Front Hairline Propecia Potenzstorungen Viagra Y Cialis Cual Es Mejor
RebCrully
RebCrully disse:
25/07/2019 04h02
Muscle Propecia Finasteride Where Can I Buy Proventil Inhaler Kamagra Oral Jelly Inhaltsstoffe [url=http://cheapviapill.com]viagra[/url] Viagra Erfahrungsberichte Amoxil Tablette
MatScoutt
MatScoutt disse:
27/07/2019 16h29
Para Comprar Cialis Se Necesita Receta Medica Cialis En Generique Fiable Generique Amoxicillin Sans Ordonnance Pilule Contraceptive [url=http://bmpha.com]prix levitra 10 mg bayer[/url] Cortef No Prescription
Comentários foram desativados.