Samu regional é o melhor do Brasil

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h54, última modificação 26/03/2018 19h54

Fonte: Secom

Equipe do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência da região Macro Centro Sul (Cisru) foi vencedora do 4º Congresso Nacional do Samu, que ocorreu de 28 a 31 de julho em Brasília. O evento organizado pelo Ministério da Saúde reuniu gestores e profissionais do setor de todo o país para debater os resultados e desafios dos 10 anos da fundação do Samu. Ao todo, 40 equipes realizaram provas teóricas e práticas sobre Urgência e Emergência.

A equipe que foi à Brasília representar os mais de 300 profissionais da região Macro Centro Sul, que atende 750 mil pessoas em 51 cidades, é formada pelo condutor Leandro Passos, a técnica de Enfermagem Gislaine Paula, o enfermeiro Gustavo Campos e o médico Vinícius Siqueira.

O prefeito de Congonhas e presidente do consórcio, Zelinho, comemora a vitória durante o mandato. “É com muito prazer que parabenizo a toda a equipe do Samu Regional nesta grande conquista. Termino em dezembro meu mandato como presidente do consórcio muito feliz, por termos o reconhecimento nacional de sermos o melhor Samu do país”, ressalta.

Dr. Razivel dos Reis, coordenador da Rede de Urgência e Emergência de Minas Gerais destaca o desafio de ser ágil no atendimento do Samu. “É muito bom ganharmos este reconhecimento de que estamos com toda teoria e prática para contribuir no principal objetivo do Samu que é reduzir as mortes e as sequelas evitáveis como o trauma, o AVC e o infarto agudo do miocárdio. O tempo resposta é fundamental. Na urgência precisamos ter o momento certo de fazer, regular e levar o paciente ao lugar certo para que consigamos prestar a melhor assistência”.

Para o coordenador do Samu Regional, Dr. Leonardo Póvoa, o maio desafio é ser eficiente no atendimento diário como nas competições nacionais. “A importância real da premiação é o reconhecimento de que nosso conjunto de profissionais se destaca entre outros de todo o pais. Ao mesmo tempo traz o desafio que é reproduzir o bom desempenho obtido na competição em Brasília no dia-a-dia da população. É o que temos trabalhado todos os dias para prestar a melhor assistência possível ao cidadão”, finaliza.