Saiba como funciona o atendimento a pessoas atacadas por animais

por André Candreva publicado 27/03/2018 13h02, última modificação 27/03/2018 13h02

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

 

Algumas vezes os seres humanos são surpreendidos com ataques de animais. O primeiro passo é procurar imediatamente o atendimento médico. Em Congonhas, as pessoas que sofrem ataques de cães e procuram a UPA 24h são submetidas aos primeiros atendimentos, como a limpeza do local com água corrente e outros procedimentos. Ao passar pela avaliação médica sobre a gravidade da mordida e a saúde do animal, o profissional da saúde indicará a aplicação da vacina antirrábica. Para todo o Brasil, o Ministério da Saúde estabeleceu que as doses dessas vacinas são encaminhadas para uma cidade polo de cada região dos estados.

 

Em Minas, o Ministério encaminha essas vacinas para a capital Belo Horizonte, onde repassa para Barbacena, que direciona a Conselheiro Lafaiete, cidade polo responsável pela aplicação da vacina em cidades como Congonhas, Ouro Branco, São Brás, Entre Rios e demais cidades.

 

Vigilância efetiva em Congonhas:

 

O resultado final da campanha antirrábica deste ano em Congonhas superou a meta estabelecida. Ao todo foram 8.179 animais vacinados. Na zona rural, 1.618 cães e 188 gatos foram imunizados. Já na área urbana, o número alcançado foi de 5.687 cães e 686 gatos. Congonhas recebeu 10 mil doses de vacinas.

 

Raiva:

 

A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete todos os mamíferos (cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos), inclusive o ser humano, e possui alta taxa de letalidade. A transmissão acontece de animal para animal ou do animal para o homem, por meio da mordida, arranhadura ou lambedura. A principal forma de prevenção da doença é a vacinação de cães e gatos.