Rodoviários prometem parar nesta sexta-feira em BH e RMBH

por André Candreva publicado 26/03/2018 15h51, última modificação 26/03/2018 15h51

Belo Horizonte e Região Metropolitana podem parar mais uma vez na sexta-feira (13). Isso porque os rodoviários decidiram nesta quinta-feira (12) que vão parar as atividades por tempo indeterminado. Dessa vez, eles reivindicam o cumprimento por parte dos patrões, do acordo feito em convenção coletiva, em março deste ano, quando ocorreu uma greve. Na quinta-feira (12), representantes dos Sindicatos da categoria e do patronal estiveram reunidos na Procuradoria Regional do Trabalho em Minas Gerais, para chegar a um acordo, o que não foi feito.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Belo Horizonte (STTRBH), em março, quando foi feito um acordo para que motoristas e cobradores voltassem às atividades, dentre os benefícios estava a manutenção dos cobradores e do plano de saúde.

Porém, a partir de sexta, o contrato com o plano de saúde foi encerrado e muitos ônibus que atendem cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) estão sem cobradores, como em Lagoa Santa, Ibirité, Vespasiano, Contagem e Betim.

“O motorista tem que fazer dupla função e o código de trânsito coloca que não podemos nem atender o celular. Como então, o motorista pode ao mesmo tempo dirigir, dar o troco, atender o passageiro?”, questionou o coordenador de imprensa e comunicação do STTRBH, Carlos Henrique Marques.

Como a decisão foi tomada na quinta-feira por volta das 18h30, os sindicalistas informaram os rodoviários através de um comunicado entregue nas garagens das empresas. A promessa é de que na sexta-feira, o trabalho de informação continue sendo realizado.

“Vamos comunicar à categoria na garagem. Além disso vamos fazer uma espécie de linguição”, informou o coordenador que não quis dizer os locais onde os ônibus ficaram parados.

A primeira paralisação deste ano terminou em março depois de várias audiências no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG).

Segundo Carlos Henrique, o acordo feito entre as partes garantiu ainda que negociações seriam feitas posteriormente ao acordo, para definir o pagamento em dobro referente aos feriados dos últimos cinco anos e também a participação dos lucros. Porém, os patrões ainda não tinham conversado sobre o assunto.

A assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) informou que cancelou o plano de saúde para trocar por outra seguradora melhor.

Fonte: Hoje em Dia