Rio Maranhão será monitorado 24h

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h41, última modificação 26/03/2018 19h41

Fonte: Secom

Congonhas é uma das primeiras cidades de Minas Gerais a receber uma Estação Hidrológica de Monitoramento do nível das chuvas e dos rios. O equipamento foi instalado neste domingo, 27, pelo CEMADEM (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres), órgão do Governo Federal, pertencente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A estação que fica na ponte da rua Altary de Souza Ferreira, conta com um poste (com radar para medir o nível do rio), um pluviômetro para as chuvas, uma câmera para fazer todos os registros dos eventos de inundação e um painel solar para manter todo o sistema. Esta estação é automática e todos os dados podem ser monitorados na internet pela Defesa Civil.

Segundo o diretor de Defesa Social José Pedro Miranda, “a estação reforça o trabalho da Defesa Civil juntamente com os pluviômetros que foram colocados anteriormente. Essas iniciativas são muito importantes para nortear as ações da Defesa Civil em situações de emergências”.

Outras cidades vizinhas, como Conselheiro Lafaiete, também irão receber o equipamento. O CEMADEN atualmente monitora 535 municípios brasileiros, por meio de convênios com as prefeituras.