Reunião pública debateu delimitação do tombamento da Serra Casa de Pedra

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h37, última modificação 26/03/2018 16h37

Mais uma vez a Serra Casa de Pedra é discutida. A finalidade da reunião pública que aconteceu no dia 16 de março, no Plenário do Legislativo, foi traçar um cronograma de ação para esclarecer exatamente as áreas de delimitação do local, conforme determina a Lei 027/2008.  A última  audiência pública que  tratou sobre a delimitação aconteceu no dia 16 de dezembro de 2010.

Os vereadores Eduardo, Eládio, Vicente, Coelho e Adeir disseram que a reunião foi importante para a população, pois foi colocada em evidência os principais pontos no que diz respeito a Serra. Concordaram que, é uma assunto que não se pode mais esperar e que essa questão deve ser resolvida com agilidade. Os vereadores Edilon e Rodolfo também estiveram presentes na reunião.

Os membros do Legislativo sugeriram que a CSN fizesse uma maquete para mostrar as áreas dos mananciais e onde se localiza os seus empreendimentos.  Em resposta, o diretor coorporativo da CSN Marcelo Behar disse que já foi encomendada uma maquete eletrônica e que será entregue à Câmara no dia 15 de abril. Para fazer a maquete foi contratada uma empresa que também estudará o clima, o ar, a água e vento.

O representante da ONG Olhos D’água, Hélvio Vitarelli, diz que a briga deve ser de toda a população. “Precisamos fazer valer a lei, queremos preservar a silhueta original da Serra e não uma silhueta inventada”.

O ambientalista Neilor Aarão disse que a audiência pública é  para que se tenha uma discussão do assunto. “Colocamos em proposta um grupo de estudo da população para que possamos entender melhor e assim termos argumentos para cobrar. Precisamos que nossas propostas sejam respondidas. Essa reunião é um exemplo que a Câmara dá de gestão compartilhada”.

O representante da OAB Altary de Souza afirma que é um desafio levar essa questão a população. “Toda a comunidade concorda que a mineração deve ser explorada, mas sem prejuízo a sociedade e ao meio ambiente. Mito ou realidade são palavras chaves que devem ser identificadas, devemos trabalhar com dados corretos”.

Para essa reunião foi formada uma comissão especial composta pelos vereadores Adeir, Eládio, Coelho, Eduardo, Vicente e Adivar. Depois da entrega da maquete, uma nova reunião foi marcada para o dia 27 de abril.

Fonte: Assessoria de Comunicação / CMC