Reunião de Comissão reuniu comunidade

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h57, última modificação 03/02/2020 13h35

Muitas pessoas compareceram no plenário da Câmara, na noite do dia 15 de junho, para discutirem sobre como melhorar a qualidade de vida de Congonhas. O vereador Antônio Eládio relembrou a comunidade sobre o abraço simbólico da Serra Casa de Pedra que acontecerá no dia 19. Também disse que algumas pessoas não acreditam nessa ação, mas que já percebe um retorno positivo da sociedade e que esse é o primeiro passo para fazer com que as pessoas se envolvam diretamente com os problemas causados pela mineração.

O vereador Anivaldo Coelho ressaltou a importância do poder Executivo marcar uma reunião com a sociedade e todas as lideranças para determinar o que deverá ser feito em Congonhas em relação a exploração mineraria.

A moradora do Pires Ivana lembrou do problema que os moradores do bairro sofreram com o desrespeito das mineradoras em relação as nascentes. Entristecida Ivana recordou quando a água foi tomada pelo barro e até mesmo quando seu filho foi tomar banho e do chuveiro só descia lama e minério. A moradora também reafirmou a ideia de que o problema já existe e o povo tem que se unir para resolvê-lo.

Posteriormente o secretario de meio ambiente de Belo Vale, Almir exibiu um vídeo sobre a área de mineração, a localização de Congonhas e de cidade vizinhas dentro do quadrilátero ferrífero. O vídeo também abordou as conseqüências da mineração para a cidade.

Logo após o diretor de meio ambiente da união das associações comunitárias de Congonhas (Unaccon) Sandoval de Souza apresentou um documentário com o nome de “Dust Bowl” que falou sobre o fenômeno ocorrido na década de 1930 nos Estados Unidos que ocasionou em uma forte tempestade de poeira causada pelo uso indevido do solo. O documentário teve como objetivo conscientizar a todos para possa ser tomadas providências urgentes sobre as minerações em Congonhas, para que posteriormente a cidade não sofra com esses desastres.