Reunião de Comissão discutiu junto a comunidade tombamento da Serra

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h58, última modificação 26/03/2018 16h58

A reunião de Comissão Mista realizada no dia 22 de junho, na Câmara, reuniu a população que teve a oportunidade de conhecer a proposta do tombamento da Serra Casa de Pedra que originou o projeto de lei 027/2008.  No encontro, a comunidade tive a oportunidade de sanar suas dúvidas e dar sugestões.

O vereador Anivaldo  Coelho falou sobre a importância da participação popular e acrescentou que nos encontros são discutidos assuntos que interessam a todos os cidadãos.  O subscritor do Projeto de Lei do tombamento da Serra e ambientalista, Neilor Aarão apresentou a palestra sobre a primeira revisão da poligonal que define a área a ser preservada. Na palestra, Neilor levou em consideração os estudos já apresentados pela CSN e Ministério Público. A proposta apresentada para a preservação define a bacia do Ribeirão Santo Antônio e amplia a área de proteção dos mananciais.

Neilor explica ainda que a proposta apresentada preserva os mananciais de abastecimento público e não afeta nenhuma cava de mina que atualmente é minerada. Segundo o ambientalista essa é a melhor forma de equilibrar os interesses para obter o desenvolvimento sustentável.

A proposta foi aceita e entendida pelo público presente na reunião, com isso, os vereadores Anivaldo Coelho e Antônio Eládio se colocaram a disposição para apresentarem a emenda que trata da ampliação da área a ser preservada. No encontro, os participantes também se solidarizaram com a comunidade do Pires devido a manifestação que interditou a BR040 por duas horas, na tarde do dia 19 de junho, e que tinha como objetivo protestar contra os acidentes que acontecem frequentemente pela falta de passagens seguras para os pedestres.