Restauração da Fazenda Paraopeba continua em ritmo acelerado

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h23, última modificação 27/03/2018 06h23

Fonte: FatoReal

Estão avançadas as obras de restauro da Fazenda Paraopeba, em Conselheiro Lafaiete. A fazenda que pertenceu ao inconfidente e poeta Inácio José de Alvarenga Peixoto e à Bárbara Heliodora, sua esposa, está localizada às margens da rodovia MG-383 entre o trevo de Joaquim Murtinho e o município de São Brás do Suaçuí.

O imóvel está sendo restaurada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2011 pela mineradora Ferrous no âmbito do Ministério Público de Minas Gerais como contrapartida ao início das operações da mina Viga em Congonhas. A prefeitura de Conselheiro Lafaiete, também participante do TAC executou a desapropriação da fazenda por meio de decreto declarando o imóvel e seu entorno como utilidade pública para fins de pesquisa, recuperação e preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. As obras são acompanhadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA.

Na última quinta-feira, 12/11 uma equipe composta por representantes das Secretarias Municipais de Cultura e Obras, Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultura (Comphic) e Ministério Público realizaram uma visita técnica à fazenda.

Com a conclusão da obra, o imóvel para gestão da Prefeitura e será transformada em centro de referência da Estrada Real e da Inconfidência Mineira.

Entre outros, participaram da vista na última semana a secretária municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia, o promotor de Justiça, Glauco Peregrino (curador do patrimônio histórico da comarca de Conselheiro Lafaiete), representantes do Conselho Municipal de Patrimônio: Padre José Maria Coelho da Silva, Mauro Dutra e Luiz Otávio da Silva, Ana Flávia Ribeiro, gerente de Cultura, major Marco Antônio, diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente.

O grupo foi recebido por representantes da mineradora Ferrous, a arquiteta do IEPHA, Cristina Cairo, Maria Carmen Perilo, arquiteta responsável pela obra e representantes da empresa Gomes Pimentel que esta executando os serviços.