Receba o agente de saúde para se cadastrar no sistema digital do SUS

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h52, última modificação 26/03/2018 19h52

Fonte: Secom

 

O governo federal realiza o cadastramento no e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), novo Sistema de Informação de Saúde, até o dia 31 de julho. O cadastro é realizado pelo agente de saúde que faz visita nos domicílios e colhe em um questionário dados socioeconômicos e informações sobre o estado de saúde das pessoas.

 

“A pessoa deve fornecer dados como nome e data de nascimento e tem que responder se possui, hipertensão ou diabetes, por exemplo”, explica Angélica Braga de Oliveira, coordenadora de Estratégias de Saúde da Família. Na visita do agente de saúde também é conferido o número do “cartão SUS”, que pode ser obtido em qualquer unidade de saúde, basta levar RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver).

 

A estratégia do governo federal é ter um cadastro virtual com os principais dados do usuário do Sistema Único de Saúde para um atendimento mais eficaz. No e-SUS estará registrado o histórico do paciente com informações sobre problemas de saúde e do tipo de medicação que faz uso, por exemplo.

 

Após 1º de agosto, todos os serviços do Sistema Nacional de Saúde estarão veiculados ao cartão SUS e ao cadastro no e-SUS. “Se você quer marcar consulta no médico, dentista, aferir pressão ou medir glicose, será preciso apresentar o cartão SUS. Quanto antes as pessoas receberem o agente de saúde, mais rápido será feito o cadastramento”, detalha Angélica. O prazo termina dia 31 de julho.

 

O trabalhador que não pode receber o agente de saúde no domicílio, de 8h às 16h, deve procurar a unidade de saúde do próprio bairro e combinar um horário para fazer o cadastramento.