Rádio Educativa celebra 10 anos de história

por André Candreva publicado 27/03/2018 14h02, última modificação 27/03/2018 14h02

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

A Rádio Educativa FM 97.5 leva uma programação diversificada aos ouvintes de Congonhas e região. Em sua grade, se destacam o jornalismo de qualidade e as boas músicas, que valorizam tanto os artistas locais quanto os artistas de renome nacional e internacional. A segunda rádio mais ouvida da cidade – atingindo 14% de audiência – completa 10 anos no ar nesta sexta-feira, 27. Mas a comemoração foi antecipada: nesta quarta-feira, 25, a equipe da Educativa e o público se reuniram para celebrar esta história.

A noite contou com a apresentação da Banda Sinfônica da Secretaria Municipal de Educação (SME) e o show do Estado Crítico, que tocou o melhor do rock nacional. Toda a apresentação foi transmitida ao vivo pela Rádio Educativa e por sua página oficial no Facebook.

Neste domingo, 29, a festa continua com a transmissão do programa especial “Grandes Mestres da Música”, com apresentação de José Herculano (Ticula) e Antônio Maria Reis.

O sinal da Rádio Educativa FM 97.5 chega não só a Congonhas, mas também em outras 30 cidades da região. Em breve, a instalação de novas antenas irá propagar as ondas para mais cidades, segundo o diretor da Rádio, Silas Ferreira, que está há oito anos coordenando as atividades. “A Rádio Educativa tem uma proposta diferente. São músicas que valorizam os artistas e não tem comercial. Apesar de não transmitirmos jogos de futebol, temos boletins esportivos, e um jornalismo atuante. Ela é referência em informações sobre o trânsito, por exemplo. Fico emocionado, porque trabalhei em outras emissoras, mas na educativa tenho o prazer de coordenar. Comemorar 10 anos podendo colocar aquilo que você pensa e conhece de rádio é diferente”, destaca.

O diretor-presidente da FUMCULT, Sérgio Rodrigo Reis, aponta que a Rádio Educativa é feita pelos artistas e pela população. “É uma rádio que está disputando a preferência do público, que está fazendo a diferença em nossa região. É uma rádio que chega em seus 10 anos novinha em folha, com muitas novidades vindo por aí”, completa.

A banda Estado Crítico tocou na comemoração do 10º aniversário graças a um sorteio realizado com diversas bandas na Rádio Educativa. O vocalista, Marcos Jerônimo, elogiou a parceria da emissora com os artistas: “Logo no início da Rádio Educativa, eu procurei a equipe com nosso CD na mão, para divulgar uma música que tínhamos feito. Prontamente colocaram na programação. A Rádio Educativa é parceira desde o início e é uma honra estarmos aqui hoje. Sei que muitos artistas poderiam estar aqui, mas contamos com a sorte. Hoje represento todos eles, porque a Educativa é uma parceira não só da banda Estado Crítico, mas também de todos os artistas daqui de nossa cidade e região”.

Equipe

Coordenada por Silas Ferreira, a Rádio Educativa conta, ainda, com uma equipe competente, formada pelos locutores Míriam Fernandes, Luiz Evandro e Nelson Magalhães; pelos jornalistas Letícia Tomaíno e Wander Mendes; pelos operadores Ivan Barros e José de Freitas; e pelo engenheiro técnico, Isaías Cláudio.