Projeto mapeia 180 quedas dágua e mais de 100 pontos turísticos

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h30, última modificação 27/03/2018 06h30

Fonte: Jornal Estaminas

 

Aplicativo criado por dois mineiros de São João del-Rei promete facilitar a vida das pessoas que gostam de cachoeiras e turismo ecológico. Com ele, definitivamente, a tecnologia se conectou à natureza. Pelo menos em Minas Gerais. Em um ano e meio, o projeto Cachoeiras da Estrada Real, da Ecoguias, mapeou 180 cachoeiras e mais de 100 pontos turísticos em 21 cidades ao longo do caminho real. As quedas dágua foram georreferenciadas no local, o que permite traçar todas por GPS, dispensando a conexão com internet. A ferramenta conta com produção audiovisual inédita e exclusiva com uso de drones e câmeras subaquáticas.

 

Além disso, oferece informações sobre onde se hospedar e comer, serviços existentes nos municípios – postos de gasolina, bancos e telefones de emergência –, além de guias e receptivos turísticos. O aplicativo é gratuito e será lançado primeiro para o sistema operacional androide e depois para o IOS. Confira dicas sobre algumas cachoeiras que fazem parte do app.

 

Cachoeiras dos Garcias - Aiuruoca(MG)

 

Com certeza a cachoeira mais encantadora do município, considerada por muitos uma das mais belas de toda a Serra da Mantiqueira. São cerca de 30 metros de queda livre de água cristalina, que formam um imponente poço de 10 metros de diâmetro com até cinco metros de profundidade, propício para banho.

 

Cachoeira do Mangue - Tiradentes (MG)

 

Encravada aos pés da Serra de São José, a Cachoeira do Mangue encanta seus visitantes pelo charme de sua queda e a beleza do poço de águas cristalinas, ideal para banho.