Profissionais se reúnem para monitorar Plano Municipal de Educação

por André Candreva publicado 27/03/2018 10h15, última modificação 27/03/2018 10h15

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

Profissionais da educação, Governo Municipal, Câmara Municipal e sociedade civil estão reunidos para estudar o Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), que prevê metas para a área no período de dez anos. A audiência pública, que começou na manhã desta terça-feira, 11, no auditório da E.M. Engenheiro Oscar Weinschenck, tem o objetivo avaliar o que foi feito, o que está em andamento e o que ainda será realizado, conforme o PME, aprovado em 2015. Caso tenha alguma alteração, o documento será reenviado à Câmara Municipal e sua versão final será publicada no Portal da Prefeitura. Participaram da abertura o prefeito Zelinho, a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende, o secretário adjunto de Educação e representante do Conselho Municipal de Educação, Thales Gonçalves Costa, o vereador Lucas Bob, e a presidente da Comissão Coordenadora e Equipe Técnica,  Nizelle Gonçalves Dutra. O evento será realizado até às 17h.

O prefeito Zelinho destacou os avanços feitos na educação de Congonhas, como as 23 escolas que funcionam em período integral, a construção das creches do Alvorada e Jardim Profeta, a entrega do novo prédio da E.M. Jair Elias, bibliotecas em todas as escolas municipais e a melhoria na remuneração dos professores. "Congonhas ganha muito com essa discussão, porque será debatido o que podemos melhorar e acrescentar. Aqui vemos a paixão em se ter uma educação de qualidade. Parabéns para todos vocês, que possamos ter um belo dia de discussão, para ampliarmos e melhorarmos o nosso Plano Municipal de Educação", completou.

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende, reforçou que o PME envolve não só a rede municipal de ensino, mas também as instituições estaduais e federais. Ela parabenizou, ainda, os participantes. "O Plano é um documento para avaliarmos a educação do Município. Acredito muito que leis devem ser cumpridas, e planejamentos devem ser executados. Vocês que estão aqui, o meu agradecimento, porque não é um trabalho fácil. Vocês serão os multiplicadores de informação", destacou.

Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação é um documento, com força de lei, que estabelece metas para que a educação de qualidade avance em um município ou estado, em um período de dez anos. O objetivo é induzir e articular políticas públicas capazes de melhorar, de forma equitativa e democrática, o acesso e a qualidade da educação brasileira. O monitoramento é feito todo ano. Já a avaliação, é a cada dois anos.

O Plano aglutinou um conjunto de aspirações e finalidades para a educação, expressas em suas dez diretrizes, 20 metas e em um conjunto de 246 estratégias. As metas estão distribuídas nos seguintes grupos temáticos: Educação Infantil; Ensino Fundamental e Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Profissionalizantes; Ensino Superior; Gestão Democrática, Participação Social e Financiamento da Educação; Valorização do Magistérios, políticas de Formação e Planos de Cargos e Carreira; Políticas de Educação Inclusiva e Assistência Estudantil.