PROCON de Congonhas oferece dicas aos consumidores sobre compras na Black Friday

por André Candreva publicado 27/03/2018 14h25, última modificação 27/03/2018 14h25

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

 

Nesta sexta-feira, 24, acontece, em todo o Brasil, a “Black Friday”, data em que são divulgadas diversas promoções, com descontos especiais oferecidos nas compras realizadas em lojas físicas e virtuais de pequeno, médio e grande porte. A “Black Friday” foi criada nos Estados Unidos no dia seguinte à quinta-feira de Ação de Graças, por volta de 2010.

 

Para alertar os consumidores sobre as compras, o PROCON de Congonhas preparou uma série de dicas. Confira:

 

Quero comprar na Black Friday, o que devo fazer?

 

Você precisa ter em mente o que realmente deseja e, principalmente, se precisa realmente comprar aquele produto.

 

Evite comprar por impulso, são várias ofertas e elas podem tirar seu foco. Além disso, lembre-se de que essas ofertas são produzidas para induzir ao máximo que você compre, e podem te deixar numa situação de superendividamento.

 

Pesquise e compare os preços antes de comprar. Não se iluda com promoções, pois nem sempre o desconto oferecido é real. Muitas vezes, dias antes da Black Friday, a loja aumenta o preço, logo não existe tal desconto.

 

Os órgãos de defesa do consumidor têm monitorado vários sites, mas não conseguem monitorar todos, então fique atento.

 

Quais cuidados devo ter?

 

Fique atento se o site não é falso. Existem vários sites clonados na rede, muitas vezes já vimos sites tão idênticos ao original, que somente em detalhes mínimos, tipo um erro de português, uma letra maiúscula no meio da frase, ou uma letra no nome da empresa é que nos possibilita identificar que é fraude. Esses pequenos detalhes passam despercebidos fazendo o consumidor entrar em links piratas que o transferem para uma página pronta para roubar seus dados, então é comum encontrar pessoas que não reconhecem compras feitas no mesmo dia em seu cartão.

 

Uma dica é conferir o certificado de segurança, ou seja, confira se o site possui um símbolo de cadeado e um “https” no canto esquerdo na barra de endereço, se tem o CNPJ (geralmente no fim da tela), contatos, como e-mail, telefone e endereço físico.

 

Consulte sites especializados sobre reclamações, a fim de ver a reputação do site. O PROCON de São Paulo fornece uma lista de sites não recomendados.

 

Deve-se também ter atenção redobrada ao imprimir os boletos, pois existem na rede vários vírus que alteram seu boleto e você pode cair num golpe.

 

Como posso garantir meu direito?

 

Exija nota fiscal. Na compra realizada pela internet, tire um “print” (copie) das telas do computador com a oferta, descontos oferecidos, preços, condições de entrega e dados da compra. Assim você poderá, se necessário, efetuar uma reclamação no PROCON.

 

Comprei e me arrependi e agora?

 

Lembre-se que o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor prevê que o prazo de desistência de 7 dias vale para compras realizadas pela internet e também nas feitas fora do estabelecimento, ou seja, em quiosques, catálogos, na porta de casa e mesmo na loja, desde que o consumidor não tenha contato com o produto, ou seja, tenha sido mostrado na tela do computador ou material publicitário.

 

Não deixe de assinar e datar o comprovante de entrega ao receber o produto, isso que vai lhe assegurar o direito do arrependimento.

 

Caso desista da compra, ao efetuar o cancelamento é importante você registrar o interesse por e-mail, ou carta com A.R. Se for por telefone, exija número de protocolo, anote o nome da pessoa com quem falou, o dia e a hora do contato. Dessa forma, você evita possíveis alegações que não se manifestou em tempo hábil.

 

Fui lesado o que fazer?

 

O mais importante a fazer é identificar como reaver o prejuízo. Se o problema for divergência de preços, você deve entrar em contato com a empresa e conversar sobre o ocorrido, pois erros de digitação de preços podem acontecer. Por exemplo, um produto de R$ 999 ter sido anunciado por R$ 99.

 

Agora, se o problema for um caso de site clonado, você deve registrar um boletim de ocorrência, juntar todas as provas e entregar à Polícia Civil, que é responsável por apurar esse tipo de crime. As chances de reaver o prejuízo de pagar por produto não entregue, nesses casos, são poucas, mas o consumidor pode ajudar as autoridades a prenderem esses criminosos.

 

Em caso de dúvidas, procure ao PROCON de Congonhas. Endereço: rua Benedito Quintino 191, Centro. Telefones: 3731-2890 ou 3731-2611.