Primeiro programa nacional de gestão de riscos em ferrovias é implantado pelo Ibama

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h43, última modificação 26/03/2018 19h43

Fonte: Jornal Grifon

 

O Ibama implementou, em nível nacional, o primeiro programa de gestão de risco na tipologia ferroviária. As vistorias foram feitas de 29 de abril a 9 de maio nos municípios paulistas de Paulínia, Aguaí, São José dos Campos, Bauru e Ourinhos. O programa de gestão de riscos na tipologia ferrovia surgiu devido às variáveis ambientais e ao histórico de acidentes, sendo utilizado para caracterizar, o processo de identificação, avaliação e controle de riscos, e tendo como objetivo principal prevenir, reduzir e controlar estes riscos, mantendo dentro dos padrões de segurança a saúde humana e o meio ambiente.

 

Segundo Fernando Scavassin, responsável pelo programa, “o resultado desta primeira etapa foi satisfatório e conseguiu verificar os indicadores dos trechos de maiores índices de acidentes férreos como também o transporte de produtos perigosos, além de resultar em autuações e notificações”.

 

Durante as vistorias, foram lavrados 23 autos de infração por transporte de produtos perigosos ou nocivos à saúde humana e ao meio ambiente, transporte interestadual e fornecimento de produto perigoso para o transporte sem autorização e sem relatório de produto perigoso.

 

Novas vistorias estão previstas e serão realizadas especificadamente em locais com trechos de 50 km considerados de maiores índices de acidentes e que foram levantados em mapas georreferenciados.