Presidente da Câmara pede que população colabore na prevenção da dengue e solicita mutirão de limpeza da MRS na linha férrea em Congonhas

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h51, última modificação 27/03/2018 06h51

Com o início do período chuvoso, a população precisa ficar mais atenta para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor de doenças como a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya. O alerta foi dado pelo vereador Vagner Luiz de Souza (PROS), presidente da Câmara Municipal de Congonhas, nesta semana durante a reunião ordinária do legislativo.

De acordo com o parlamentar, as chuvas nos meses de setembro e outubro foram mais frequentes este ano o que favoreceu o início dos relatos de casos de dengue na nossa cidade e várias ocorrências com morte relacionadas a essa doença no estado de Minas.

A dengue este ano está vindo mais forte, e ela é uma doença que mata. Por isso eu gostaria de pedir às pessoas que colaborem na prevenção desta doença tomando os cuidados necessários com a limpeza de seu quintal, salientou Vagner de Souza.

O parlamentar lembrou ainda que no final de outubro a Prefeitura Municipal efetuou a limpeza das margens do Rio Maranhão na Avenida Marechal Floriano, no centro da cidade, mas que apesar dos trabalhos de retirada dos resíduos, muitas pessoas já estão jogando lixo no local novamente. Para tentar solucionar o problema, o vereador solicitou ao Poder Executivo que sejam instaladas lixeiras nas proximidades do ponto de ônibus a fim de evitar o descarte irregular.

Além disso, o presidente da Câmara solicitou que a Secretaria de Gestão Urbana verifique com a MRS Logística a possibilidade da realização de um mutirão de limpeza ao longo de toda extensão da linha férrea no perímetro urbano da cidade de Congonhas, igual à força tarefa realizada pela empresa em Conselheiro Lafaiete algum tempo atrás.
Sintomas da dengue.

Os sintomas mais comuns da dengue comum são: febre, náuseas, vômitos, dor nos olhos, falta de apetite, dores no corpo, principalmente nos músculos e nas articulações e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo.

No caso da febre hemorrágica da dengue, os sintomas iniciais são praticamente os mesmos da dengue comum.  A diferença é que surgem sangramentos, queda de pressão, os lábios ficam roxos e a pessoa, além de sentir dores no abdômen, alterna entre sonolência com agitação.

Toda pessoa que apresentar sintomas deve procurar a unidade de saúde imediatamente e iniciar o tratamento.

Dicas de Prevenção

Mantenha o lixo em recipiente fechado e o disponibilize para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual do caminhão de coleta;

Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;

Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;

Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;

Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;

Mantenha a piscina sempre em uso e devidamente tratada;

Atenção especial ao viajar durante o final do ano para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador;

Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.

Reinaldo da Silva
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Câmara Municipal de Congonhas