Presidente da ALMG prestigia fóruns regionais de governo

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h31, última modificação 26/03/2018 21h31

Fonte: ALMG

Movimentos sociais do Estado e representantes do poder público comemoraram, nesta terça-feira (9/6/15), a assinatura de decreto que cria os Fóruns Regionais de Governo, iniciativa considerada o primeiro grande passo para a consolidação da Política Estadual de Participação Popular. Os fóruns pretendem efetivar a inclusão dos cidadãos mineiros e da sociedade civil organizada no planejamento das ações governamentais, com a elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de forma regionalizada. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou da solenidade realizada na Cidade Administrativa do Estado.

O Estado foi dividido em 17 unidades chamadas de territórios de desenvolvimento, conforme suas características e demandas específicas. Para cada uma delas, será constituído um fórum regional, que contará com a participação de gestores do Estado, membros da ALMG, prefeitos, vereadores, além de integrantes de movimentos sociais, entidades sindicais e empresariais, dentre outros. “A sociedade não mais estará aqui apenas para ouvir, mas para se manifestar e tomar decisões”, ressaltou o governador Fernando Pimentel.

Pimentel afirmou que o novo mecanismo de diálogo representará significativa mudança de paradigma e modelo de gestão. A despeito da grave situação financeira em que se encontra o Estado, ele se comprometeu a executar todas as ações e políticas construídas em conjunto com esses fóruns. O que for decidido lá será honrado, garantiu. O governador ainda falou sobre a importância da parceria com a Assembleia Legislativa para a conformação desses espaços de participação popular.

O presidente da ALMG enfatizou a participação do Poder Legislativo na construção dessa nova cultura de gestão. Para ele, regionalizar as demandas e ouvi-las de forma diferenciada vai possibilitar à administração pública um melhor entendimento das diversas realidades do Estado e orientar as ações e os investimentos do Poder Executivo. A Assembleia faz essa escuta por meio de audiências e debates. Com os fóruns, além de ser ouvido, o cidadão também participará das tomadas de decisão. Isso vai trazer de volta o sentimento de pertencimento a Minas, salientou.