Prefeitura entrega a Comenda Antônio Francisco Lisboa

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h05, última modificação 26/03/2018 21h05

Fonte: SECOM

No dia 17 de dezembro, aniversário da Cidade de Congonhas, a prefeitura entrega a Comenda Antônio Francisco Lisboa - maior honraria do município. A solenidade foi criada por lei municipal em 1984 para perpetuar a memória de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e homenagear as pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para o desenvolvimento das atividades artísticas, culturais, educacionais, preservação do patrimônio histórico, aprimoramento dos serviços públicos, pesquisa cientifica, sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social.

Aleijadinho, é dos mais importantes escultores na época do Brasil colônia, filho de um arquiteto português e uma escrava. O apelido veio em função de uma enfermidade que deformou seu corpo. Mesmo assim a genialidade e estética de suas obras são admiradas até os dias de hoje. Aleijadinho viveu em Congonhas no período de 1796 a 1805 e deixou na cidade o maior conjunto de arte barroca do mundo com 64 imagens esculpidas em cedro, seis relicários e 12 profetas em pedra sabão. Em 1985 todo este conjunto foi tombado pela UNESCO e transformado em Patrimônio Cultural da Humanidade.

Este ano serão agraciados:

Anderson Costa Cabido - Ex-prefeito de Congonhas

Antônio Borges Souza (In Memorian) - Ex-vereador da Câmara Municipal de Congonhas

Corporação Musical Senhor Bom Jesus

Coral Cidade dos Profetas

Helvécio Maranha Dias Leite - Advogado e escritor

Yolanda Cypriano de Souza - Presidente da Associação Antônio Cordeiro Gomes - Casa da Criança

José Tarciso de Oliveira Senra - Ex-prefeito de Congonhas

Juventino Muniz de Freitas -Professor