Prefeitura de Congonhas lança pacote de obras

por André Candreva publicado 26/03/2018 21h05, última modificação 26/03/2018 21h05

Fonte: FATOREAL

O prefeito José de Freitas Cordeiro (PSDB), o Zelinho, lançou na noite do dia 10, na Romaria, um pacote de obras que vão promover um investimento de mais de R$ 80 milhões em 2015 e 2016. “Este é um grande momento para nossos cidadãos. Um conjunto que vai mexer com toda a cidade em todas as áreas, urbanização, como mobilidade urbana, sistema viário, infra estrutura, saúde, educação e cultura. Toda a cidade perceberá a marca de nosso governo”, sintetizou o prefeito durante a apresentação do vídeo institucional a empresários, políticos e lideranças de Congonhas.

Os investimentos abrangem cerca de 48 obras, destas 36 já licitadas e já com ordem de serviço. Entre elas incluem unidades básicas de saúde, creches, escolas, campos de futebol, praças, etc. Outras 12 estão em fase de licitação, como o novo centro administrativo orçado em R$ 20 milhões cuja obra começa em 2015 e concentrará todos os serviços públicos em único local. Outra vitrine do governo é construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), obra em execução, que terá capacidade para atender 200 mil habitantes. Outra obra destacada e já concluída é o Centro de Referência do Idoso.

Também está preparada para o primeiro semestre a inauguração do Museu de Congonhas que abrigará exposições e sediará o centro de referência do barroco e estudo da pedra sabão. O local vai propiciar ao visitante uma maior compreensão do conjunto histórico.

Nova contorno

Mas a grande marca da gestão é a construção da avenida contorno norte que ligará o acesso norte (IFMG) a rodoviária. A obra está em plena execução já com terraplenagem pronta e preparada para receber asfalto. A prefeitura já prepara a licitação para a iluminação.

A nova contorno terá 2 km com duas largas avenidas em duas pistas, com ciclovia, canteiro central e até um mirante para contemplar a cidade e suas belezas. Além de desafogar o trânsito, a avenida terá um papel fundamental em fomentar o crescimento da cidade em outra direção.

Pensando no crescimento planejado, a prefeitura desapropriou áreas ao entorno para avenida onde colocará em hasta pública, abrindo grandes oportunidades de empreendimentos e negócios de diversos setores, principalmente o comercial e o imobiliário. “Tenho certeza que com a venda destes terrenos vamos pagar grande parte da obra. A nova contorno será um marco para a cidade”, comentou.

Para atender uma antiga demanda da cidade para espaço de lazer, a prefeitura vai construir logo no início da nova avenida o parque de eventos para abrigar mais de 30 mil pessoas.

PAC

Já com diversos projetos aprovados, a prefeitura de Congonhas colocará em obras de preservação cerca de R$ 25 milhões, oriundos do PC das Cidades Históricas.

Bombeiros

Durante as perguntas dos participantes, o prefeito Zelinho anunciou a chegada do Corpo de Bombeiros em Congonhas que funcionará perto da rodoviária. O efetivo terá 16 militares. Outro anúncio feito foi a construção do trevo do acesso norte.