Prefeitos e vereadores buscam soluções

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h34, última modificação 26/03/2018 19h34

Fonte: Secom

A reunião da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa) ocorrida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Congonhas na sexta-feira, 28, tratou sobre os desafios da manutenção da iluminação pública, com a mudança determinada pelo Governo Federal da prestação destes serviços que hoje são de responsabilidade da Cemig aos municípios mineiros. Com a determinação, a Cemig irá prestar apenas o serviço de administração da distribuição da rede elétrica e os municípios ficarão responsáveis pela manutenção de postes, lâmpadas e reatores.

Na regra em vigor, as prefeituras mineiras repassam 5% do valor cobrado da taxa de iluminação pública à Cemig, além de arcar com custos de postes e lâmpadas. Com a mudança, a Cemig irá receber apenas 2% e as prefeituras terão que administrar todo o serviço de manutenção ou contratar através de licitação empresa especializada que irá gerenciar o atendimento nas cidades.

A Amalpa tem buscado soluções junto à Cemig para preparar as prefeituras na mudança das regras. A concessionária tem prestado assessorias aos municípios mineiros preparando para as novas regras.Uma vertente que ganha força dentro da Amalpa é a contratação dos serviços de manutenção elétrica pelo consórcio das cidades por meio de empresas especializadas. Na reunião da sexta-eira, representantes da estatal orientaram sobre as várias modalidades de contratação, licitação e prestação do serviço.

O presidente da Ampalpa e prefeito de Conselheiro Lafaiete, Dr. Ivar Cerqueira, comemora a iniciativa do diálogo conjunto na busca da solução para as prefeituras. “Estamos nos preparando para as mudanças não nos pegarem de surpresa. A Amalpa está integrada ,trazendo benefício a todos os consorciados. Dentro de um mês nosso projeto de administração da iluminação pública estará pronto”.  O presidente também reforça o papel dos legisladores em toda a região. “Contamos com o apoio das câmaras municipais neste processo para avançarmos neste serviço para não faltar iluminação e termos um serviço eficiente”, completou.

O secretário de Planejamento da Prefeitura de Congonhas, Antônio Odaque, acredita na melhora do atendimento ao cidadão. “Hoje a Cemig é um pouco deficitária no atendimento, pois atende todo o estado. Com a mudança poderemos prestar um serviço imediato e mais ágil ao cidadão”, conclui.