Poligonais da Serra foram discutidas em audiência

por André Candreva publicado 26/03/2018 17h09, última modificação 26/03/2018 17h09

As duas propostas de limites do tombamento da Serra Casa de Pedra, uma sugerida pela iniciativa popular e a outra pela empresa CSN/ NAMISA, continua em discussão. Na tarde do dia 17 de novembro foi realizada no Ginásio Poliesportivo Municipal mais uma audiência pública para tratar sobre o assunto.

Compuseram à mesa juntamente com os vereadores, o diretor institucional da CSN Marcelo Beahr, o presidente da Namisa Daniel Santos, o subsecretário do Governo do Estado de Minas Gerais Paulo Sérgio Machado Ribeiro, o autor do projeto de lei de iniciativa popular Neilor Aarão e o prefeito Anderson Cabido. O Ginásio Poliesportivo também ficou lotado com a participação da comunidade de Congonhas e de trabalhadores da CSN/ NAMISA.

Para começar a audiência, o presidente da Câmara Edilon Ferreira Leite agradeceu a presença de todos e lembrou que o encontro tinha como finalidade discutir sobre a delimitação das poligonais da Serra Casa de Pedra.

A primeira proposta apresentada para o tombamento é de iniciativa popular e foi explicada pelo autor do projeto Neilor Aarão. O ambientalista lembrou-se do valor paisagístico da Serra Casa de Pedra, que faz parte do conjunto histórico do Bom Jesus reconhecido pela UNESCO em 1995. Além disso, ressaltou a importância da Serra como barreira natural contra a poeira que Congonhas enfrenta atualmente. Para reafirmar, Neilor ainda enfatizou que o abastecimento público da cidade é proveniente das nascentes da Serra.  A área proposta a ser preservada abrange todos os mananciais, preserva a Serra e o funcionamento do parque das cachoeiras.

Os representantes da CSN apresentaram a contraproposta e esclareceram que a empresa expõe uma sugestão que concilia desenvolvimento sustentável e prevê bem econômico e respeito à questão ambiental. Marcelo Beahr e Daniel Santos lembraram que a CSN já apresentou em quatro outras oportunidades estudos a respeito das questões que mais preocupam a população de Congonhas como a poeira, recursos hídricos, paisagismo e biodiversidade em Congonhas. Eles deixaram claro que a CSN também quer o tombamento da Serra, porém o desenho proposto é diferente.

O processo de definição para o projeto que será aprovado, ainda está em discussão na Câmara Municipal.  Ele fará parte da ordem do dia, na próximo reunião ordinária, no dia 29 de novembro, às 19h.