Plano de Contingência de Congonhas deve reduzir riscos no período chuvoso

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h54, última modificação 27/03/2018 06h54

 Fonte: Fato Real

 
O Plano Municipal de Contingência de Congonhas foi atualizado no início deste ano para preparar a comunidade para qualquer acidente ou adversidade de clima, conforme determinação contida na Lei Estadual 12.608/2012. Esta estabelece como principal objetivo a redução de risco de desastres e desencadeamento de ações preventivas, preparação e mitigação. Entre os últimos meses do ano e os primeiro do outro, quando as chuvas são mais frequentes, uma rede formada por setores públicos, empresas e entidades e coordenada pela Defesa Civil Municipal costuma ser mais acionada, colocando em prática este plano.
 
A Defesa Civil faz as vistorias preventivas diariamente. Dependendo da necessidade, a equipe é acompanhada de um engenheiro. É feita a verificação das construções em áreas de risco e o registro em fotografia. Se o local não é apropriado para a execução da obra, o processo segue o trâmite na Prefeitura e também é encaminhado para outros órgãos, como Corpo de Bombeiros, Copasa, Cemig e Polícia Militar, de acordo com cada caso. A Defesa Civil pede ao cidadão que acredite nos alertas emitidos por ela, para que os prejuízos materiais possam ser minimizados.
 
Outra ação da Defesa Civil Municipal é se reunir com as associações comunitárias e distribuir uma cartilha de sensibilização e orientação das pessoas para que saibam como agir antes, durante e depois dos acidentes ou desastres. Como resultado destes encontros, a Defesa Civil verificou a redução considerável da quantidade de lixos, restos de obras, pneus, sacos plásticos, garrafas pets nos rios e córregos.
 
Períodos de chuvas
 
A Defesa Civil Municipal recebe diariamente todos os boletins meteorológicos do Estado e do Cemaden. Em caso de alerta, emitido com base nos dados capturados nas estações pluviométricas e estação hidrológica instaladas em Congonhas, o Município passa a intensificar o monitoramento das áreas de risco. O Plano Municipal de Contingência estabelece funções para todas as secretarias do Governo Municipal e também para o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Copasa, Cemig, associações comunitárias e empresas. 
 
Contatos da Defesa Civil: 
 
Para qualquer dia e horário: 9.8485-2052 e 9.8469-0282.
 
De segunda a sexta no horário comercial: 3731-4133.