Pauta de redução de salário dos Vereadores lota plenário da Câmara

por André Candreva publicado 27/03/2018 07h53, última modificação 27/03/2018 07h53

Realizou-se na Câmara Municipal de Congonhas, Sessão Legislativa 2017, a 1ª Reunião Ordinária, dia 7 de fevereiro, presidida pelo novo presidente - Vereador Adivar Geraldo Barbosa e secretariada pelo Vereador Eduardo Cordeiro Matosinhos. Após leitura da ata como de praxe abriu-se discussão sobre pautas de requerimentos, indicações, moções de aplauso, pesar, entre outros assuntos, a redução de salário dos vereados em 50% sugerido pelo Vereador Délcio Geraldo da Mata, na Sessão Extraordinária, que antecedeu esta reunião, através de um requerimento e em anexo um anteprojeto. Houve grande alvoroço na Câmara, com a presença de vários visitantes, que aguardaram o parecer dos parlamentares e a oratória, no púlpito, do Tenente Rezende da PM/MG - Comandante do Pelotão de Congonhas, que falou entre outros, da importância dos programas preventivos.

Vereadora Cida Penido parabenizou Ver. Vagner Luiz de Souza por seu requerimento, onde sugere a prioridade dos materiais de escola das crianças ao invés de grande investimento para o Carnaval de 2017, como gastos para publicidade. Ver. Cida conclui - “Tenho sido abordada nas ruas por muitas mães que não tem condições nem de comer, quanto mais de comprar uniforme. Queria pedir ao prefeito que avalie, porque têm muitas coisas que podem ser cortadas, agora o uniforme das crianças é dignidade, elas precisam”.

Vereador Pastor Evandro Alves de Almeida comentou que além da preocupação com alunos e escolas, espera um posicionamento sobre o tema e sugeriu a presença do líder do governo para discutir assuntos diversos. Afirmou também que o povo do bairro Pires cobra da Câmara e de seus representantes algumas soluções e pediu que trouxessem do Executivo, o responsável da área de infraestrutura para maiores esclarecimentos sobre iluminação e possíveis gatos nas redes.

Vereador Edonias Clementino (Galileu) comentou sobre o Distrito de Lobo Leite e seus problemas também de iluminação.

Vereador Feliciano Duarte Monteiro requereu a convocados para uma reunião, os integrantes da Comissão de Direito Humanos, além dos responsáveis pelo CODEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e secretariado do Executivo, no dia 20 de fevereiro deste ano, para as tratativas sobre meio ambiente e a Vale do Rio Doce.

Vereador Lucas Santos Vicente (Lucas Bob) reforçou a sugestão de manter os uniformes e quite escolar para as crianças e declarou – “Isso é de grande importância e quem tem filhos em casa está acompanhando as dificuldades que a nossa cidade está passando com desemprego e em relação a estas incertezas dos quites, precisamos de respostas mais claras,” finaliza.

Vereador Vagner Luiz de Souza (koelhinho) falou a respeito da falta de uniformes e materiais escolares para as crianças, das escolas municipais e da necessidade de uma solução. Fez coro com ele, outros vereadores como: vereador e Pastor Evandro, Vereador Feliciano Duarte Monteiro, Vereadora Cida Penido e Vereador Lucas Santos Vicente ( Lucas Bob). Ver. Vagner disse ainda sobre a necessidade de uma possível reunião ou audiência pública pra resolver problemas de iluminação, esgoto e água.

De acordo com o presidente – Dr. Adivar o que permeia a legalidade do tramite para alterações dos salários dos vereadores, deve-se inicialmente a prerrogativa dos componentes, em comum acordo, da mesa diretora a sugerir tal feito e logo encaminhar ao crivo da procuradoria municipal, para análise das possibilidades e tramitação legal desta mudança. A despeito do assunto uniformes e materiais escolares disse que o prefeito Zelinho não deixará nenhuma criança desfalcada e será feito triagem para a entrega dos mesmos e afirmou – “não é neste momento que a educação vai piorar e nenhum aluno ficará sem o quite”.

Ao final o Tenente Rezende falou sobre a importância do seu trabalho, das propostas de segurança para a cidade e programas de prevenção e reabilitação de infratores. Declarou - “a PM tem procurado trazer um novo viés para Congonhas, um olhar mais humanizado sobre incidência criminal ou prática de delitos e segurança, com apoio não só da PM, mas das instituições, poder público, iniciativa privada, para evitar que o crime aconteça, garantindo os direitos da criança e do adolescente e da população em geral. Existem programas preventivos como: GEACAR (Grupo Especializado a Criança e Adolescente em Situação de Risco – que oferece dois policiais a disposição e contatos com o poder público, Ministério Público, Câmara, imprensa e outros para garantir a segurança destas crianças em ambientes familiares conturbados ou onde esteja inserido o fator de risco, provocando os órgãos, como Conselho Tutelar e outros. Estamos na rua 24h. Estamos desenvolvendo também o programa PROERD - Programa Educacional de Repressão as Drogas, que além de promover a reabilitação da criança, desmistifica a ideia de policia associada à violência.”

Fonte: Rita Cordeiro/ Assessoria de Imprensa/ CMC