Patrimônio cultural hoje: desafios e perspectivas

por André Candreva publicado 26/03/2018 15h41, última modificação 26/03/2018 15h41

Preservar a memória e fortalecer os sentimentos de pertencimento e nacionalidade são aspectos fundamentais na afirmação da identidade cultural de uma comunidade. O comportamento de uma sociedade e os fatos históricos a ela relacionados podem ser identificados pelo espaço construído, representado pela arquitetura da época e pelos hábitos culturais transmitidos ao longo dos séculos. O traçado urbano das vilas e cidades, a organização espacial das edificações, as técnicas construtivas, os elementos artísticos e ornamentais revelam uma complexa rede de influências seguidas de adaptações que sofreram ao longo dos tempos e cada qual com particularidades típicas da região onde ocorreram. Tais particularidades caracterizam hábitos próprios de uma comunidade e são essencialmente o que a diferencia das demais, consolidando a identidade cultural de um povo.

Em julho deste ano ocorreu em Brasília a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, órgão vinculado à Unesco. Na ocasião 21 bens foram reconhecidos pelo Valor Excepcional Universal, sendo incluídos na Lista do Patrimônio Mundial. O Brasil teve aprovada a inscrição da Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. Com essa inclusão, o conjunto brasileiro de bens reconhecidos como Patrimônio Mundial atinge 18 itens, sendo 11 culturais e 7 naturais.

No contexto científico do Patrimônio Cultural acontecem congressos e seminários para discutir as soluções e realizações no âmbito do patrimônio cultural. Nos dias 9 a 12 de agosto ocorre em Belo Horizonte o 1° Colóquio Ibero-Americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto onde profissionais de toda a América Latina, Espanha e Portugal terão a chance de expor trabalhos e discutir soluções, novos conceitos e desafios acerca do patrimônio cultural na atualidade. A incorporação dos aspectos imateriais ao conceito de preservação cultural é visto como um grande passo na maneira de pensar o patrimônio. Os saberes e celebrações tradicionais são doravante reconhecidos como elementos fundamentais no estabelecimento da identidade cultural. Explorando e desenvolvendo as tecnologias tradicionais em terra crua ocorre de 31 de agosto a 3 de setembro, no âmbito nacional, em Campo Grande, o III Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil, denominado Terra Brasil 2010, com o tema: educação, capacitação e transferência de tecnologia de terra. Objetiva-se a discussão de programas de formação técnica, sensibilização, treinamento e disseminação da construção com terra, com vistas à melhoria na qualidade de vida, tanto por abordar os aspectos de economia, higiene e saúde, mas também por capacitar para atividades ligadas a gestão, produção, comercialização, qualidade, planejamento e organização comunitária ou associativismo/ empreendedorismo/ cooperativismo.

Fonte: Estaminas