Patrícia Monteiro se reune com a gerência da Via 040

por André Candreva publicado 27/03/2018 07h54, última modificação 27/03/2018 07h54

Fonte: Gabinete Vereadora Patrícia Monteiro

A Vereadora Patrícia Monteiro reuniu-se na manhã da última quarta-feira (8) com o Sr. Frederico Souza, Gerente de Relações Institucionais da Concessionária Via 040, com intenção de tomar ciência da atuação da empresa, especialmente sobre os planos direcionados a nossa cidade e região. Os principais tópicos registrados na conversa foram acerca do projeto de duplicação, e quais as consequências dessa para empresas e moradores situadas a margem da rodovia; o desligamento de radares ocorrido recentemente, e a construção da passarela no Bairro do Pires. Segundo os dados apresentados pelo Gerente, a presença da empresa se dá em mais de 1000 km entre Brasília e Juiz de Fora, sendo que o trecho de Congonhas é de aproximadamente 30 km. A atuação tem sido determinante na redução de acidentes na via, sendo que desde o início da operação se verificou minimização de 23% dos acidentes no trecho Nova Lima-Juiz de Fora. Sobre os assuntos tratados foi dito que:

- A proposta de instalação de passarela no Pires era uma das 4 inicialmente desenhadas para a Via 040 no trecho de Congonhas quando do início da concessão. Porém, como já existia um projeto anteriormente definido no bairro, foi sugerido que a Via 040 a instalasse em outro local. Sobre esse projeto anterior, a situação atual é que foi revogado, pois, não estava adequado com as intenções de duplicação da via. Porém, o novo planejamento teve um item vetado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) há quase 1 ano, por um dado incompleto fornecido pela VSB, uma das parceiras para viabilização da obra. Nesse sentido, espera-se uma resolução por parte da VSB e ANTT para o andamento rápido e conclusão desse assunto tão preocupante para a cidade, especialmente na comunidade do Pires.

- Já sobre a retirada de radares ocorrida recentemente, como exemplo também o da comunidade do Pires, foi explicado que era de responsabilidade do DNIT e teve o contrato vencido recentemente. O processo da instalação e funcionamento dos radares pela concessionária Via 040 ainda está em fase de transferência dependendo ainda de formalização de termo aditivo não tendo qualquer expectativa imediata de concretização.

- Por último, tratando do projeto de duplicação que preocupa vários moradores e empresários da região, foi nos dado informações que tranquiliza por hora. O Gerente nos expôs todo o projeto feito pela parte técnica mas também a notícia de que a proposta de duplicação não tem previsão de início, dado o cenário forte de recessão econômica encontrado no país.

Dessa forma, agradeço ao Sr. Frederico pela disponibilidade rápida de atendimento e a explicação profunda da atuação da Via 040, bem como de sua disposição em estabelecer um diálogo em prol de interesse comum entre todos os setores. Informo que foi acertado um novo encontro em breve em conjunto com empresários e presidentes de associações, como também a abertura de meu Gabinete para atendimento aos interessados pelo tema e minha disposição em continuar acompanhando essas questões de perto defendendo os interesses da cidade de Congonhas.