Parlamento Jovem de Minas 2015 chega à sua etapa final

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h18, última modificação 27/03/2018 06h18

 Fonte: ALMG

 
A 12ª edição do Parlamento Jovem de Minas chega à sua etapa final. Estudantes de 38 municípios que participam do projeto de educação para a cidadania, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, vão participar de atividades específicas durante três dias.
 
Durante essa etapa, que começa na quarta-feira (21/10/15), os jovens vão participar de oficinas e atividades de entrosamento em Belo Horizonte. Essas ações culminam com a plenária final, que será realizada no Plenário da ALMG, na sexta (23), na qual serão votadas propostas para subsidiar políticas públicas relacionadas ao tema: Segurança Pública e Direitos Humanos.
 
A expectativa é sempre de que a edição de um ano seja melhor que a do ano anterior, comenta a gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz. Com essa filosofia, o projeto tem acrescentado inovações em seu funcionamento, as quais permitem maior participação e mais qualidade nas propostas. Neste ano, por exemplo, o programa de formação on-line, que antes era oferecido a coordenadores e monitores, foi estendido a todos os participantes.
 
O coordenador do projeto pela PUC Minas, Alexandre Eustáquio Teixeira, lembra que o Parlamento Jovem de Minas promove a formação política dos estudantes com uma metodologia participativa e em redes. Participativa porque os jovens também são protagonistas do seu processo de formação e aprendem a fazer política por meio de atividades de estudo e debates. Em rede porque há um conjunto de instituições que trabalham em parceria no planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas, explica.
 
Regionalização – A regionalização dos trabalhos, testada em 2014, foi estendida a todos os municípios participantes. Agregados em oito polos regionais, participam 12 municípios a mais do que no ano passado. Em 2015, com apoio das câmaras municipais, foram envolvidos no trabalho 158 escolas, 1.494 estudantes e 169 monitores. Para Ruth Schmitz, a presença de mais municípios aumenta a pluralidade das opiniões e enriquece o trabalho de formação política proposta pelo projeto.
 
Para viabilizar a participação de todos, os trabalhos têm sido divididos em etapas municipais e regionais, de onde saem as propostas de cada polo. Agrupadas em um documento-base, elas serão apreciadas durante a plenária estadual.
 
O documento contém duas propostas de cada polo para os três subtemas: Prevenção Social do Crime, Novas Perspectivas para a Atuação Policial e Proteção a Segmentos Vulneráveis à Violência.
 
Durante a plenária estadual, as propostas do documento-base serão votadas por representantes regionais. As vencedoras irão compor um documento que será entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, que, por sua vez, dará um encaminhamento a essas sugestões. Assim, essas propostas podem se desdobrar em pedidos de providências a autoridades ou até mesmo em projetos de lei.
 
Em 2015, a plenária também contará com uma novidade: os representantes regionais poderão votar, durante o evento, em uma das três propostas de temas para o Parlamento Jovem de Minas do ano que vem. Os temas sugeridos são: Mobilidade Urbana, Inclusão Social de Pessoas com Deficiência e Governança Democrática, assuntos escolhidos pela Consultoria da ALMG a partir de propostas enviadas anteriormente pelos polos.