Orçamento Participativo em Congonhas

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h29, última modificação 26/03/2018 16h29

Os membros da Comissão Municipal de Fiscalização e Acompanhamento do Orçamento Participativo, nomeados por meio da Portaria nº PMC/021 de 14 de janeiro de 2011, tomaram posse, na sexta-feira, 14. O trabalho consiste em acompanhar todas as fases das sete obras selecionadas pela população e que serão executadas em 2011:
Representantes do Município:
Henrique Marani Furtado – coordenador (secretário municipal de Planejamento)
Rosemary Aparecida Benedito – (secretária municipal de Obras)
Lucimara Aparecida Junqueira de Oliveira (Diretoria de Planejamento e Orçamento)

Representantes eleitos:
Regional Rural – (Titulares) Valfrido Afonso Toneli, Guilhermino Lightowler. (Suplentes) Raimundo José Ribeiro, Aprígio Gaspar de Moura Filho.
Regional Norte – (Titulares) Marco Antônio vieira de Paiva, José Juracélio Santana. (Suplentes) Heberte Romão Mendes, Natália Max Tavares.
Regional Sul – (Titulares) Douglas Júnio Pinto, Eduardo Reis Nereu. (Suplentes) José Peixoto de Magalhães, Alexandra Garcia Pereira.
Regional Leste – (Titulares) José Matias Santos, Fritz José Pereira de Almeida. (Suplentes) Juarez Fernandes da Silva, Jorge Francisco da Rocha.
Regional Oeste – (Titulares) José Geraldo dos Santos, Neide Monteiro Viana. (Suplentes) Carlos Gonçalves Lima, Luiz da Silva Gomes.
Regional Centro – (Titulares) Afonso Correia, Cleber de Paula Pinto. (Suplentes) José Quintino Dantas, Elida Siqueira Paixão.
De acordo com o prefeito Anderson Cabido, o Orçamento Participativo já deveria ter sido implantado há mais tempo. “Mas precisávamos amadurecer o movimento social, que tem de estar organizado. Tirar sete das 389 obras apontadas pela comunidade sem espírito de solidariedade e compreensão do que é a cidade não seria possível. Congonhas passou por esse processo, de construir o capital social”. Anderson lembrou ainda que a maioria das obras que a população apontou faz parte do planejamento do governo municipal: “O que o Congonhense fez foi priorizar sete delas, as mais necessárias. Infelizmente não dá para fazer tudo. Das sete, a maior parte fica pronta este ano. Até o final de 2012, as sete estarão concluídas. Ainda em 2011, pretendemos iniciar o OP 2012/13”.
Já o vice-prefeito José de Freitas Cordeiro afirmou que é difícil governar ouvindo as pessoas, mas que esta é a única forma de se construir uma Congonhas que agrade toda a comunidade. “Agradecemos a vocês, voluntários, que participaram do processo por seis meses. Ninguém mais terá coragem de tirar o PO de Congonhas, contribuindo com o prefeito ao apontar as prioridades dos bairros”, comentou.
Vereadores também prestigiaram a posse dos membros da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do OP. Adeir dos Santos Silva disse que o OP serviu de aprendizagem. “As pessoas compartilharam seus desejos, preocupações e emoção. Para que o OP dê certo, é preciso acreditar que o povo sabe o que faz. Os líderes comunitários têm o importante papel de disseminar as ideias do OP”. Anivaldo Antônio dos Santos Coelho pediu rapidez na execução das obras. “Precisamos de mais empenho para motivar os movimentos populares”. Já Antônio Eládio Duarte afirmou que foram bem escolhidos os representantes da Comissão, “pessoas comprometidas com seus bairros e com a cidade”.

Conheça as obras escolhidas por meio do OP para cada região
Rural: pavimentação, esgoto, iluminação e bocas de lobo no bairro São Luiz – R$ 930 mil.
Norte: construção de creche regional – R$ 564 mil – e quadra poliesportiva no bairro Nova
Cidade – R$ 346 mil.
Sul: iluminação, pavimentação e saneamento básico do bairro Vila Nereu - R$ 715 mil.
Leste: canalização de saneamento de córregos nos bairros Pedreira e Alvorada – R$
780 mil
Oeste: urbanização do bairro Pascoal Vartuli – R$ 865 mil.
Centro: preservação e drenagem da nascente do bairro Vila Andreza – R$ 800 mil.
Os R$ 5 milhões foram distribuídos de acordo com o número de habitantes de cada regional.

Fonte: Estado Atual