Obras de Aleijadinho ganham vida na Semana Santa

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h38, última modificação 26/03/2018 19h38

Fonte: Secom

 

As histórias cristã e do Barroco se unem na Semana Santa em Congonhas. Pela primeira vez, a Sexta-Feira da Paixão será diferente com um diálogo estético e artístico durante a encenação da Paixão de Cristo, com a obra do mestre Antônio Francisco Lisboa: o Aleijadinho. A inspiração é mais que oportuna, porque a cidade celebra este ano o Bicentenário da morte do mestre Aleijadinho. A encenação, tradicional em Congonhas ocorrerá no cenário artístico máximo do Barroco, “Patrimônio Mundial”, eleito pela Unesco. O espetáculo, no dia 18 de abril, às 19h, será realizado em frente à Basílica de Bom Jesus de Matosinhos, diante dos 12profetas criados pelo escultor. No local, 80 atores e 220 figurantes – todos voluntários residentes na cidade – reviverão não apenas os “Sete Passos da Via Crucis”, como também, o milagre da Ressurreição.

 

Para tornar possível e mais real o diálogo entre os atores da encenação e os profetas, os figurinos usados serão réplicas dos trajes originais das esculturas que integram as capelas dos Passos da Paixão de Cristo. O coordenador da encenação, José Felix Junqueira explica que, “as cores e modelos são os mesmos das imagens das capelas. A intenção é criar uma conexão entre o patrimônio da humanidade e as passagens bíblicas representadas”. Também está sendo feito um grande esforço para qualificação técnica e artística do evento. Foram contratados profissionais com reconhecida experiência como o teatrólogo Kalluh Araújo, que cuidará da iluminação cênica e capacitação de atores; e Murilo Correa, responsável pela sonorização.

 

Trabalho e dedicação (bastidores)

 

A celebração da Semana Santa em Congonhas ganhou reconhecimento nacional em virtude de muito trabalho e planejamento ao longo de todos os anos. Já em janeiro, voluntários de toda a cidade reúnem-se para dar início aos ensaios. Além disso, os figurinos são renovados no ateliê criado especialmente para a ocasião com mão de obra local. A chegada da Semana Santa atrai olhares curiosos da comunidade e de  turistas. “Congonhas é uma cidade de alma religiosa. Tal religiosidade está em seu cerne, em sua arquitetura, em sua história. Unidos ao legado de Aleijadinho, estes elementos atraem milhares de turistas anualmente, e fazem da data um momento inesquecível, seja para quem encena, seja para quem assiste. É nosso papel perpetuar essa tradição”, completa José Félix Junqueira.

 

As celebrações da Semana Santa de Congonhas se completam com outras atividades, como o Concerto do Coral Cidade dos Profetas (dia 12/04) e as encenações do Domingo de Ramos (dia 13/04); Quinta-Feira Santa (dia 17/04) e Domingo de Páscoa (dia 20/04). Além disso, as igrejas evangélicas também tem um momento especial de celebração com a realização do Sermão da Montanha (dia 19/04). Os eventos são realizados pelas Igrejas Católica, Evangélica e Prefeitura de Congonhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult) e da Secretaria de Cultura. A Gerdau é a patrocinadora exclusiva da Semana Santa.

 

Tradição congonhense

 

Gerações mantém viva a tradição da encenação da Via Crucis, há cerca de 50 anos em Congonhas. A atriz e cantora Carmem Célia Gomes é um exemplo desta dedicação. Há vários anos interpreta Maria, mãe de Cristo. Este ano, fará diferente: é a primeira vez que viverá Verônica, personagem já interpretada por muitas mulheres de sua família. “Minha mãe, além de duas tias, de uma tia-avó e de uma prima já a interpretaram. Agora sou eu a assumir tal responsabilidade, mantendo viva uma vocação familiar”. Ela enfatiza que, no espetáculo, sua personagem realiza um canto de devoção. Em resposta a este que é um dos momentos mais solenes da encenação, haverá a participação do Coral Cidade dos Profetas.

 

O ator José Wilson Vasconcelos, destaca a responsabilidade de assumir papéis de personagens que foram cruciais para a fundação do cristianismo. “Assisto e participo da encenação desde criança. Está no meu sangue. Toda a minha família participa e, a cada ano, a emoção é maior”, diz. Seu filho dá continuidade à tradição: “Ao longo de toda minha vida, assisti a meu pai nos ensaios e nas apresentações. Resolvi também fazer parte. É muito lindo e todo mundo participa”, declara Gustavo Vasconcelos, hoje com 15 anos.

 

Semana Santa em Congonhas

 

Destaques da Programação:

 

Sábado: 12/04

Abertura da Semana Santa de Congonhas

11h –Concerto com o Coral Cidade dos Profetas

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

 

Domingo de Ramos: 13/04

7h –Bênção dos ramos na Praça da Basílica. Em seguida, procissão para a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Missa.

19h –Missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Encenação Bíblica.

 

Segunda – Feira Santa: 14/04

19h –Missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, procissão com a imagem do Cristo Flagelado até a Praça da Basílica do Senhor Bom Jesus, com o Sermão do Pretório.

 

Terça – Feira Santa: 15/04

18h30 –Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus. Em seguida, procissão com a imagem do Senhor dos Passos até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Apresentação das figuras bíblicas e o Sermão do Encontro.

 

Quarta – Feira Santa: 16/04

19h –Missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, procissão com a imagem de Nossa senhora das Dores e Sermão das Sete Dores de Maria.

 

Quinta – Feira Santa: 17/04

20h –Missa do Lava-pés, Instituição da Eucaristia e Encenação Bíblica na escadaria da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

 

Sexta – Feira: 18/04

7h –Caminhada da Via Sacra saindo da Matriz de São José em direção à Matriz Nossa Senhora da Conceição.

19h –Na Basílica do Senhor Bom Jesus, encenação da Paixão e Morte de Cristo. Em seguida: Sermão do Descendimento da Cruz e procissão do enterro até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

 

Sábado Santo: 19/04

19h – Sermão da Montanha, na Romaria.

20h –Vigília Pascal: na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

 

Domingo da Ressurreição: 20/04

5h30 –Missa da Ressurreição na Praça da Matriz Nossa da Conceição. Em seguida, encenação bíblica e procissão para a Basílica do Senhor Bom Jesus com a bênção do Santíssimo Sacramento.

10h –Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus. Em seguida, encenação bíblica da Ressurreição de Cristo.

18h –Procissão do Triunfo de Nossa Senhora, saindo da Basílica do Senhor Bom Jesus rumo à Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Seguida por missa e encenação da Ressurreição de Cristo.