Novas lideranças se juntam a favor da Serra Casa de Pedra

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h55, última modificação 26/03/2018 16h55

A Comissão Mista formada para discutir questões relacionadas a Serra Casa de Pedra se reuniu no dia 25 de maio na Câmara. O objetivo foi para que, junto com o Sindicato Metabase e  a comunidade, fosse feita a análise dos dados divulgados pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), no que diz respeito ao seu relatório financeiro do ano de 2010.

O Sociólogo e Assessor do Sindicato, João Pedro explicou que este órgão  junto com o Instituto Latino Americano dos Estudos Sócio-Econômicos (Ilese), após recolher informações que foram utilizadas nas negociações com a CSN ao longo da campanha salarial dos trabalhadores, fizeram um estudo para terem conhecimentos sobre os faturamentos, lucros e produções da empresa. O representante do Sindicato ainda lembrou que grande parte dos dados, são fornecidos pela empresa em seu relatório anual e está disponível em seu próprio site.

No estudo foram reunidos diversos dados e logo após foi feita a comparação entre os lucros da empresa e a situação dos trabalhadores e de Congonhas. De acordo com as informações fornecidas pela empresa, a CSN teve em 2010 uma receita líquida de 14,5 bilhões de reais, 32%  superior ao ano de 2009. O lucro bruto chegou a 6,8 bilhões de reais, 71% superior a 2009.

As receitas da mineração atingiu recorde de 3,6 bilhões em 2010, um crescimento de 84% em relação a 2009. A mina da Namisa com a mina Casa de Pedra faturaram juntas  3,6 bilhões de reais. Isso quer dizer que, se dividir pelo número de trabalhadores diretos da CSN, cada um produziu 1,2 milhões reais por ano. Com isso, as vendas de minério atingiram recordes de 25,3 milhões de toneladas.

Ao decorrer dos anos houve uma grande expansão na produção e venda de minério de ferro no mundo todo. Esse grande crescimento da mineração se deve, sobretudo, ao aquecimento da demanda por esse produto no mercado chinês. O Brasil vem se destacando como fornecedor da matéria prima e apresentou um recorde na exportação de minério que chegou a 307 milhões de toneladas. Segundo um estudo feito pelo Governo Federal, devido a dinâmica de crescimento das  atividades mineradoras no país, os investimentos serão em torno de 270 bilhões de dólares.