Nova rodoviária de BH terá hotel, shopping e supermercado

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h09, última modificação 26/03/2018 16h09

A Prefeitura de Belo Horizonte publica nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Município (DOM), licitação para a escolha da empresa ou consórcio responsável pela construção e exploração da nova rodoviária, que será erguida atrás da Estação BHBus do Bairro São Gabriel, na Região Nordeste. Na segunda-feira, o DOM publicou o Decreto 14.178, que estabeleceu regras para a concessão, como o prazo do contrato: 30 anos, podendo ser renovado por até igual período. A expectativa do prefeito Marcio Lacerda é a de que as obras comecem em julho de 2011, devendo o futuro terminal ser inaugurado em dezembro de 2012. Já a atual rodoviária será destinada ao embarque e desembarque dos ônibus metropolitanos e às viagens dos coletivos que levam e trazem passageiros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH.

O projeto executivo para o novo terminal já está pronto e é considerado arrojado, pois, além dos 80 boxes para ônibus e de amplo estacionamento para veículos, o estudo prevê um hotel com 200 quartos, um shopping e um supermercado. Todo o complexo está orçado em R$ 150 milhões. Nesta conta, porém, está incluída o gasto com a remoção de 220 famílias que ocupam parte da área onde será erguida a megaconstrução. O decreto publicado segunda-feira deixa claro que a indenização desses moradores será custeada pela prefeitura. A Urbel informou que está finalizando o quanto gastará com a remoção das famílias.

“Nossa intenção, caso tudo dê certo, é abrir os envelopes (com as propostas dos concorrentes) em 10 de janeiro. O proponente tem seis meses para fazer as mudanças necessárias no projeto executivo. Em dezembro de 2012, teremos uma rodoviária nova na capital. Nosso compromisso com as famílias que serão removidas é reassentá-las no próprio Bairro São Gabriel”, disse Célio Freitas, diretor de Planejamento da BHTrans, empresa que gerencia o trânsito da capital e que está responsável pelo megaprojeto.

Vantagens

A nova rodoviária trará vários benefícios para os moradores da cidade, como a melhoria no trânsito na Região Central, pois o futuro terminal será erguido nas proximidades do Anel Rodoviário, evitando a aglomeração de ônibus de viagens no perímetro interno da Avenida do Contorno. Outra vantagem é a organização do embarque e desembarque dos passageiros que dependem dos coletivos metropolitanos, pois a atual rodoviária será destinada aos veículos que seguem para as cidades que formam a Grande BH.

A rodoviária do São Gabriel não será a única estratégia para melhorar o trânsito no Centro da capital. A Prefeitura de Contagem também está trabalhando para erguer, num terreno às margens da Via Expressa, perto do Bairro Eldorado, um terminal que atenderia os passageiros daquela cidade e de municípios vizinhos. Estudos indicam que 20% das pessoas que viajam no atual terminal de BH vêm de Contagem, Betim e Esmeraldas.

As construções da rodoviária no São Gabriel e em Contagem colocaram fim a uma polêmica antiga: a transferência do atual terminal da capital para o Bairro Calafate, na Região Oeste. Por diversas vezes, moradores desta região reclamaram da antiga proposta da prefeitura, alegando que o trânsito no bairro, principalmente na Via Expressa e na Amazonas, ficariam caótico. A futura rodoviária, por sua vez, será erguida perto do Anel Rodoviário e da Cristiano Machado.

Fonte: Estaminas