No ano do bicentenário de Aleijadinho, o melhor Festival

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h54, última modificação 26/03/2018 19h54

Fonte: Secom/PMC

O Festival de Inverno 2014, realizou uma grande homenagem ao mestre do barroco, Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho). Espetáculos de dança, apresentações de teatro, shows, oficinas encantaram públicos de todas as idades durante o mês de julho. Além de Aleijadinho, o festival prestou uma homenagem a uma importante personalidade da cultura Congonhense, Paulinho Osório. Ex-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult), Paulinho se empenhou no teatro e na música, sendo o padrinho do grupo de MPB Forca Vocalis.

As oficinas mais uma vez tiveram grande participação. Em algumas as inscrições se encerraram em apenas 20 minutos, como a de maquiagem, com Marcos Gomes. Artistas locais de ritmos variados, do sertanejo ao rock se apresentaram no Cine Teatro Leon,  praça JK e Romaria.

Motos possantes roncaram na Romaria no Congonhas Motofest durante o festival. Muito Rock N’ Roll de bandas covers animaram motociclistas e roqueiros, que cantaram sucessos de bandas consagradas como Pink Floyd, Queen, Creedance e Led Zeppelin.

Os grandes shows foram variados. Nando Reis, ex-Titãs, fez uma apresentação com canções que emocionaram o público no dia 17. A chuva no último final de semana do mês não espantou a multidão que foi acompanhar Zé Ramalho em clássicos como “Chão de Giz”, no sábado, e o rock nacional de biquíni Cavadão, no domingo.

Marcelo Amorim, turista de São João del-Rei aprovou o Festival. “Gostei muito, achei bem organizado. Não poderia deixar de ver Zé Ramalho, que gosto tanto. A chuva não atrapalhou minha empolgação”, comentou.

O prefeito de Congonhas, Zelinho, ressaltou a dimensão do evento. “Neste ano foram três semanas com apresentações diárias e 43 oficinas, além de grandes shows da música nacional. Nos empenhamos para que no ano do bicentenário de Aleijadinho tivéssemos o melhor festival de todos os tempos. Estou contente com o resultado”, ressaltou.

O Festival de Inverno foi realizado pela Prefeitura de Congonhas, Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult), teve o apoio do Conselho Municipal de Cultura e o patrocínio da Vale.