Museu de Congonhas foi palco de apresentações artísticas especiais

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h40, última modificação 27/03/2018 06h40

Fonte: Prefeitura de Congonhas / Secom

A orquestra do Projeto Garoto Cidadão da Fundação CSN, em parceria com a Prefeitura Municipal de Congonhas, levou para o interior do museu sua orquestra sob a coordenação e regência do maestro Élcio Antônio.

As outras duas atrações da noite aconteceram no anfiteatro pelo projeto Roteiro das Minas. Beatriz Azevedo, artista e curadora do projeto, mostrou o resultado de músicas criadas a partir de obras dos modernistas do início do século XX, Mário de Andrade, Patrícia Galvão (Pagu) e Oswald de Andrade. Acompanhada pelos músicos Maurício Calmon (teclado), Ângelo Ursini (sopro) e Ana Clara Horta (voz e violão), Beatriz apresentou canções que promoveram interação entre os artistas e o público que lotou o anfiteatro. A poesia, que é a mola propulsora do projeto, também foi apresentada por artistas de Congonhas. Os atores José Félix Junqueira, o Zezeca, Regina Bahia, Hudson Raoni o e jovem músico Lucas Cardoso Cordeiro também subiram ao palco para pequenas performances espontâneas.

Ao término de sua apresentação musical, Beatriz Azevedo anunciou o poeta, músico e compositor Arnaldo Antunes. Para ela, Arnaldo é um mestre na arte de lidar com as palavras e um dos artistas do século XXI que faz uma ponte com os modernistas do século passado. Conhecido em todo o país por suas letras, composições e timbre de voz inconfundível, Arnaldo Antunes realizou uma performance poética enquanto imagens produzidas pela artista Márcia Xavier eram projetadas no muro do anfiteatro. Além de suas poesias, Antunes também homenageou Oswald de Andrade.