Museu das Minas e do Metal inaugurado na Praça da Liberdade, em BH

por André Candreva publicado 26/03/2018 15h29, última modificação 26/03/2018 15h29

As portas das minas se abriram para o mundo. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Museu das Minas e do Metal EBX foi aberto ao público, depois de mais três meses sendo visitado apenas por convidados. Se um dos objetivos da atração é divulgar para além das Gerais a história da mineração e das pedras que deixaram o estado famoso internacionalmente, ele foi cumprido à risca já nos minutos iniciais de funcionamento da instituição.

Um grupo de cerca de 15 peruanos foi o primeiro a pisar nesta terça-feira no antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, completamente restaurado. Mas para chamar a atenção de quem vive na cidade para a abertura do museu, na noite desta terça, a fachada do prédio vai ser estampada de ouro, prata e outras texturas metálicas, a partir de projeções volumétricas. O show de tecnologia também poderá ser visto na quarta-feira e quinta-feira, das 20h às 21h.

As imagens levam o acervo para fora do museu, mostrando ao público um pouco do que é encontrado em seus corredores. Apenas um pouco, já que o prédio de quatro andares oferece 44 atrações em 18 salas, que trazem uma nova perspectiva de uma visita à uma exposição.

Em vez de contemplar, o visitante é convidado a interagir com as obras, seja em uma simulação de um elevador, onde Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina conduzem os passageiros por um passeio à antiga Mina do Morro Velho, ou numa balança que estima a quantidade de cálcio, molibdênio, entre outros elementos no corpo de cada pessoa. Até domingo, a entrada do museu é gratuita, sendo que a instituição funciona das 12h às 18h, de terça a domingo. As exceções são dia 23 e 24 de junho, quando as portas ficam abertas até às 21h.

 

Fonte: Estaminas