Mostra CineBH anuncia 78 filmes da programação - Ecento gratuito ocorrerá de 21 a 26 de outubro

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h10, última modificação 26/03/2018 16h10

Um total de 78 filmes nacionais e internacionais farão parte da programação da 4ª da Mostra CineBH, com início no dia 21. Os destaques são os novos trabalhos do iraniano Abbas Kiarostami (“Cópia Fiel”), do francês de Mathieu Almaric (“Turnê”), do italiano Marco Belochio (“Vencer”) e do norte-americano Abel Ferrara (“Napoli, Napoli, Napoli”).

A programação terá ao todo 31 longas, um média e 46 curtas, divididos em 59 sessões ao longo dos seis dias de programação oferecida gratuitamente ao público.

Ainda como parte da programação internacional, serão apresentados importantes filmes latinos recentes, que servirão para ilustrar os debates sobre coprodução do Brasil CineMundi, como “El Custodio”, de Rodrigo Moreno; e “Do Outro Lado da Lei” e “Leonera”, de Pablo Trapero, este último parte da homenagem que será prestada este ano pela Mostra à VideoFilmes, produtora reconhecida pela qualidade técnica e artística de seus trabalhos e pela diversidade de campos de atuação, buscando mesclar em sua carteira cineastas jovens e consagrados.

Este ano ocorrerá ainda o Brasil CineMundi - 1st International Coproduction Meeting, uma intensa programação de debates e workshops, com profissionais brasileiros e internacionais, que buscará esclarecer os mecanismos dos financiamentos e coproduções internacionais e apontar caminhos para a inserção da produção audiovisual brasileira no mercado exterior.

Mais uma novidade é a parceria com o festival italiano Terra di Tutti. Durante a Mostra mineira, serão exibidos filmes italianos que privilegiam a temática socioambiental, selecionados especialmente para este panorama. Em contrapartida, os italianos verão uma mostra do cinema contemporâneo brasileiro. A seção brasileira ganhou o nome Terra de Todos e antecipa as comemorações do Ano da Itália no Brasil, agendado para 2011.

 

Fonte: Hoje em Dia.