Minas só volta a ter chuva em outubro

por André Candreva publicado 26/03/2018 15h50, última modificação 26/03/2018 15h50

O serviço de meteorologia prevê a chegada das chuvas somente para outubro em Minas Gerais. Até lá, são esperadas pequenas precipitações em áreas isoladas. "As chuvas para os próximos dois meses não são nada significativas, por isso não devem resolver o problema do solo seco. Por outro lado, é uma situação normal para a época do ano. Seria surpreendente se tivéssemos os meses de junho e julho chuvoso", disse o meteorologista Jorge Moreira, do 5º Distrito de Meteorologia de Minas Gerais.

Na quarta-feira, em Belo Horizonte, a umidade relativa do ar ficou em 47%, o que ainda é considerado crítico. Na segunda-feira, o dia mais seco do ano, a umidade chegou a 22%. “Vinda do litoral, a frente fria que chegou a BH melhorou um pouco as condições do ar. A tendência é melhorar mais até o fim de semana com a chegada de uma nova massa de ar fria”, explicou Jorge Moreira.

Parque

Uma área de cerca de 10 mil hectares da Serra do Carmo, em Palmas (TO), está sendo destruída pelo fogo há cinco dias. As queimadas deixaram quarta-feira a capital coberta por uma nuvem cinzenta. Além disso, o índice de umidade relativa do ar caiu para 11% nas horas mais quentes do dia, nível considerado baixíssimo. Homens da Guarda Metropolitana e brigadistas do Corpo de Bombeiros trabalham, com dificuldade, para conter os focos de incêndio, que já alcançaram o Parque Estadual de Lajeado. A equipe quer evitar que as chamas avancem para a área urbana.

Desde o início do ano, segundo o Ibama, já foram registrados 3,8 mil focos de incêndio no estado, o que faz com que o Tocantins ocupe o segundo lugar no ranking nacional de queimadas. Parte do Parque Nacional do Araguaia está também sendo destruída pelo fogo. Segundo o Ibama, os focos estão em regiões de difícil acesso, principalmente por transporte terrestre e fluvial. (Ccom agências)

 

Fonte: Estaminas