Minas enfrenta surto de catapora e falta vacina

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h22, última modificação 26/03/2018 16h22

Minas Gerais está vivendo um surto de catapora e não existem vacinas suficientes para imunização no Estado. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) admitiu na terça-feira (16) que os casos se intensificaram a partir de agosto último. No entanto, há registros de queda desde outubro. Em função disso, não existe um plano de emergência para prevenção da doença.

De janeiro a outubro deste ano, a SES recebeu a notificação de 35.555 casos da doença em Minas, contra 19.368 em 2009. O aumento foi de 83%. As cidades mais atingidas são Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, Governador Valadares (Leste) e Varginha (Sul). Juntas, elas respondem por quase metade dos casos. Belo Horizonte e Região Metropolitana ficam com 25% das ocorrências. As outras notificações vieram de municípios de todas as regiões do Estado.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da SES/MG, Regina Coeli, disse ontem que não há doses suficientes para uma vacinação em massa contra a catapora, na rede pública ou mesmo na particular. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a imunização está disponível apenas para pacientes especiais, entre eles transplantados e imunodepressivos, mesmo assim, por ordem médica. O paciente que se encaixa neste perfil, em Belo Horizonte, deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Já os moradores do interior do Estado que tiverem a indicação para a vacina devem procurar as regionais de saúde. O tipo de tratamento é indicado pelo médico.

Dificuldades para encontrar a vacina

Mesmo pagando está difícil encontrar a vacina contra a catapora. A pensionista Leila Marina Torres está, desde a semana passada, à procura de uma dose para vacinar a neta Nina, de 1 ano e 2 meses. Mas ainda não encontrou.

Segundo o epidemiologista do Laboratório Hermes Pardini, José Geraldo Leite Ribeiro, a vacina contra catapora é raridade não só em Minas, mas em todo o país.

“Só dando sorte para encontrar”, diz. De acordo com ele, os três laboratórios multinacionais responsáveis por abastecer o mercado nacional não justificam os motivos da falta do produto. “Prometeram normalizar a entrega para daqui a 15 dias”, acrescenta. Em contrapartida, o Serviço de Vacinação do Hospital Mater Dei informou que tem disponível a vacina tetraviral, que previne contra catapora, sarampo, caxumba e rubéola. O preço é R$ 205 a dose.

Secretaria descarta razão para pânico

Apesar de admitir o surto de catapora, Regina Coeli, da SES, garante que não há motivos para pânico. Segundo ela, a época mais crítica de transmissão é no final do inverno e início da primavera. Em setembro foram registrados em Minas 12.131 casos da doença, contra 6.038 em outubro. “Estamos monitorando os casos e a indicação de vacinação em massa depende do Ministério da Saúde”, disse.

Fonte: Hoje em Dia