Metereologia prevê tempo frio a partir de sexta

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h06, última modificação 26/03/2018 16h06

A chuva que caiu na noite de domingo (26) interrompeu um período de estiagem de mais de quatro meses em Belo Horizonte e Região Metropolitana. A frente fria que atua no litoral do Sudeste foi a responsável por deixar o tempo instável em Minas Gerais. A última precipitação significativa na capital havia ocorrido em 12 de maio.

Desde essa segunda-feira (27), o calor deu trégua também em grande parte do estado e, durante a semana, as temperaturas devem cair, principalmente, no Sul e Zona da Mata por causa da alta nebulosidade. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os termômetros estacionam na casa dos 29 graus, e a umidade relativa do ar chega a 60% à tarde. Em relação às cidades da RMBH, informa o meteorologista Ruibran dos Reis, deve chover com mais força em Sarzedo, Ibirité e Brumadinho.

O meteorologista do 5º Distrito, Cleber Souza, diz que a temperatura irá cair, em média, 10 graus em todo Estado no decorrer da semana. “Em algumas cidades do Sul, essa queda pode ser ainda maior”, afirma.
O Triângulo Mineiro e o Sul do Estado foram as regiões que primeiro sentiram as mudanças no tempo na noite de domingo. No Sul, as chuvas chegaram a ultrapassar 40 milímetros, ante 2 milímetros na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Na terça-feira (28), o Sul de Minas permanece com o tempo nublado e chuvoso. Muitas nuvens, poucos períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia também estão previstos para esta terça-feira no Triângulo, Centro, Zona da Mata e RMBH. No Leste, o sol aparece e as nuvens aumentam, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva à tarde. Nas demais regiões do estado, o sol aparece forte, faz calor e não chove.

Na quarta-feira (29), a previsão para a Zona da Mata é de céu encoberto, alguns períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora. Na região do Triângulo e no Centro-Leste, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva à tarde. No Norte de Minas, sol, calor e tempo firme. Segundo Ruibran dos Reis, os moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana também podem ser surpreendidos com chuvas, principalmente entre o fim da tarde e o início da noite.


Na quinta-feira (30), a meteorologia prevê a formação de muitas nuvens, com alguns períodos de sol e chuva a qualquer hora do dia no Centro-Sul, Leste e Oeste. No Alto do Vale do Jequitinhonha, o sol aparece, mas a formação de nuvens pesadas deve levar à ocorrência de pancadas de chuva a partir da tarde. O tempo permanece nublado no restante do Estado.

Eleição com chuva

Uma frente fria está prevista para chegar em Minas Gerais na sexta-feira (1º), e o fim de semana das eleições deverá ser chuvoso. A massa de ar deixa o céu com muitas nuvens, alguns períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia, principalmente nas Região Sul e Leste do Estado, e em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

No Norte de Minas, o predomínio ainda deverá ser de sol, sem possibilidade de chuva. Nas demais áreas, nuvens pesadas devem provocar pancadas de chuva isoladas. De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, o sol volta a prevalecer somente a partir da próxima semana.

Previsão de chuva nos estados vizinhos

Assim como em Minas, a população do Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro também irá conviver com o tempo nublado, muitas nuvens, poucas aberturas de sol e pancadas de chuva a qualquer hora neste semana. São Paulo registrou ontem a menor temperatura entre as capitais do Sudeste, com 16 graus. Em BH, o termômetros marcaram entre 19 e 30 graus.


Fonte: Hoje em Dia