Memorial da ALMG participa da Semana Nacional de Museus

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h39, última modificação 27/03/2018 06h39

Fonte: Assembleia de Minas

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) participa, pela terceira vez consecutiva, da Semana Nacional de Museus, que será promovida desta segunda-feira (16/5/16) a domingo (22), pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento, que está em sua 14ª edição, consiste em um conjunto de ações culturais realizado por museus e instituições ligadas à preservação da memória em todo o País. A programação ocorre anualmente em razão do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Neste ano a temática é Museus e paisagens culturais.

A ALMG participa da programação por meio de seu Memorial, que oferecerá visitas especiais. Os monitores conduzirão os visitantes por um roteiro que estimulará a reflexão sobre a importância simbólica do Palácio da Inconfidência e dos monumentos e estátuas existentes em seu entorno. O itinerário contemplará também a apreciação de obras de arte consagradas, como o mural Da descoberta do Brasil ao ciclo mineiro do café, da artista plástica Yara Tupinambá, e a reprodução do painel Tiradentes, de Candido Portinari.

Legado político - O Memorial da Assembleia é um centro de referência e de comunicação do legado político constituído no âmbito do Parlamento mineiro. O espaço está aberto à visitação, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.

Na Semana Nacional de Museus, as visitas terão duração aproximada de 60 minutos e poderão ser realizadas individualmente ou em grupos de até 30 pessoas. Os interessados devem fazer o agendamento pelo telefone (31) 2108-5253.