Mariana lança programa de incentivo ao turismo

por André Candreva publicado 27/03/2018 06h40, última modificação 27/03/2018 06h40

Fonte: O Tempo

 

Em meio a uma crise no turismo provocada pela tragédia de Bento Rodrigues, foi lançado quinta-feira (5), em Mariana, os roteiros do Circuito Turístico do Ouro que inclui a cidade histórica e outros 16 municípios da região Central de Minas em quatro possibilidades de viagens para impulsionar o número de turistas na região.

 

A iniciativa foi idealizada em parceria com as prefeituras e empresários das cidades com intuito de divulgar as atrações características de cada região. O objetivo é facilitar  a circulação do turista fazendo a junção de cidades próximas para criação de um roteiro e gerar um entendimento mais didático do turismo local. A diretora executiva do Circuito do Ouro, Isabela Ricci, explica que a iniciativa pode transformar o turismo na região em uma atividade de fato que gere desenvolvimento econômico e reduza a dependência do setor de mineração que essas cidades têm.

 

A partir do momento que você gera um interesse maior pela região através da  divulgação, crie atrativos em que o turista pode escolher qual se encaixa melhor no seu estilo e os empresários entendam a importância da consolidação do roteiro ele pode sim se transformar em uma fonte importante de receitas para as cidades, que é sustentável e em longo prazo pode reduzir bastante a dependência dos municípios da atividade minerária que mais cedo ou mais tarde vaia acabar destacou.

 

Mariana está no roteiro Entre Cenários da História, juntamente com Ouro Preto, Ouro Branco e Congonhas. Com destaque para a riqueza do patrimônio histórico e cultural dessas quatro cidades o roteiro é voltado para as visitações no complexo arquitetônico do século XVIII e museus. Essas cidades concentram o maior conjunto barroco do Brasil e a história de um local que foi o ponto central durante o auge do Ciclo do Ouro.

 

Outro roteiro é o Entre serras da Piedade e Caraça, que envolve as cidades de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, focado nos santuários e belezas naturais da região. O roteiro com maior apelo gastronômico envolve as cidades Sabará Nova Lima, Itabirito e Rio Acima, chamado de Entre trilhas, sabores e aromas, e por fim a roteiro Entre Ruralidades e personalidades que é o mais curto com as cidades de Nova Era Itabira que irá explorar a cultura do tropeiro e a terra natal de Carlos Drummond de Andrade.

 

Ao todo, o governo do Estado investiu R$250 mil na criação do roteiro.