Lula promove Vinicius de Moraes a ministro de 1ª classe

por André Candreva publicado 26/03/2018 15h30, última modificação 26/03/2018 15h30

Herdeiros do cantor e compositor vão receber benefícios do governo

O presidente Lula sancionou uma lei que promove o diplomata e cantor Vinicius de Moraes a Ministro de Primeira Classe da Carreira de Diplomata. Com o posto, os atuais dependentes de Vinicius vão receber benefícios de pensão correspondentes ao cargo.

Vinícius entrou para a carreira diplomática após disputadíssimo concurso, em 1943. Em 1946, serviu em Los Angeles, seu primeiro posto. Vinicius foi exonerado do Itamaraty em 1969. Atingido pelo Ato Institucional 5, conta-se que, no dia da notícia — Vinicius estava em Portugal —, salazaristas portugueses tentaram atingi-lo com intimidações, mas o brasileiro resistiu.

O confronto lhe rendeu aclamações de jovens liberais e de sensíveis e apaixonados estudantes, que ofereceram as becas para que o poeta sobre elas caminhasse.

Há notícias de que, em 1979, o presidente Lula teria convidado Vinicius para a leitura de poemas no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Vinicius morreu em 9 de julho de 1980, de edema pulmonar, no Rio de Janeiro.
Confira também

Fonte: Hoje em Dia