Legislativo de Mariana implanta Tribuna Livre

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h28, última modificação 26/03/2018 19h28

Fonte: C.M. Mariana

A Tribuna Livre, criada para ser um espaço para o cidadão auxiliar na eficácia e na transparência das ações do legislativo e da administração pública, foi utilizada pela primeira vez em Mariana durante a terceira reunião Ordinária da Câmara, em 17 de fevereiro.

Conforme regras estabelecidos para utilização da Tribuna Livre, Walace Ferreira Barros, Presidente da Associação Marianense de Voleibol, tomou a palavra para destacar a importância da aprovação do projeto de lei votado pela Câmara, que declara de Utilidade Pública Municipal a Associação Marianense de Voleibol-AMV. Na oportunidade, Walace apresentou o trabalho realizado pela instituição que enfrenta a falta de incentivos ou recursos para arcar com os custos das competições que muitas vezes são em outra cidade, gerando despesas com hospedagem e alimentação.

Na mesma sessão, a Tribuna Livre foi utilizada pela presidente da Associação de Basket Mariana – ABM, Priscilla Tukoff, que expôs a dificuldade que os atletas do basquete enfrentam, desde falta de uniformes e material para treino, até a falta de locais apropriados para a prática da modalidade esportiva. Contente pelo reconhecimento da Câmara de Vereadores_a Associação de Baskete Mariana também foi declarada de utilidade pública_A Sr. Priscila destacou que, com a verba que passarão a receber, será possível sanar parte dos problemas vivenciados pela ABM. “O esporte em verdade, não evita que ninguém se envolva com drogas, mas o seu caráter congregador faz com que vários jovens sem um norte se influenciem positivamente com outros que buscam evolução física e mental, se tornando cidadãos melhores”, disse a presidente.

Essa é a função da Tribuna Livre: ser uma grande ferramenta democrática que tem por objetivo abrir um maior espaço para a sociedade civil organizada se expressar e participar mais ativamente.

Para ter acesso à Tribuna Livre é necessário ser um representante da sociedade civil organizada e protocolar o pedido com noventa e seis horas de antecedência no Prédio da Câmara de Mariana.