IFMG oferece curso de Libras em Congonhas

por André Candreva publicado 26/03/2018 19h46, última modificação 26/03/2018 19h46

Fonte: Fatoreal

Falar com as mãos vai muito além de reforçar com gestos largos a eloquência do que se deseja dizer. O movimento harmônico dos dedos é capaz de criar letras, formar palavras e construir frases abrindo as portas da comunicação a pessoas que, impedidas pela deficiência auditiva, estão privadas de se expressar movendo os lábios. É este, em síntese, o propósito da Libras (Língua Brasileira de Sinais), que oferece aos surdos um amplo leque de oportunidades inclusivas e chances concretas de realização pessoal e profissional a quem se proponha a conhecer e explorar seus recursos.

O campus Congonhas do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) realiza a partir do próximo dia 07 de junho um curso de Libras voltado para a comunidade acadêmica e o público em geral. Tanto as aulas, como as apostilas e o certificado de conclusão do aprendizado serão oferecidos gratuitamente aos alunos inscritos. No total estarão à disposição dos interessados três módulos com carga de 60 horas-aula cada um: nos níveis básico (alfabeto, números, cores, expressões, etc.), intermediário (interpretação e expressão) e avançado (conversação). As aulas ocorrerão sempre aos sábados no período de nove da manhã ao meio-dia e serão ministradas pela professora Fernanda Grazielle, mestranda em educação pela PUC/MG, formada em Pedagogia pela mesma universidade e em Letras/Libras pela UFSC, além de detentora de pós graduação em Psicopedagogia em Educação Especial e Inclusiva.

O projeto é coordenado pelos professores Bruno Lima (Português), Fernanda Grazielle (Libras) e Luiz Fernandes (Química) em conjunto com a pedagoga Shahla Albuquerque.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas, havendo critérios para seleção dos interessados. O curso acontecerá no campus da IFMG, situado à Av. Michael Pereira de Souza, 3.007, bairro Campinho, em Congonhas.