Governo federal autoriza licitação para duplicar BR 040

por André Candreva publicado 26/03/2018 16h32, última modificação 26/03/2018 16h32

A tão requisitada duplicação da BR 040 pode sair em breve. A expectativa vem após a presidente Dilma Rousseff (PT) autorizar o Departamento de Infraestrutura de Transporte - o Dnit,  a abrir licitação para a recuperação da rodovia.

O pedaço da rodovia que passará por intervenções corta as cidades de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni e Carandaí, além de Ressaquinha, a caminho do Rio de Janeiro.  Uma audiência pública está prevista para o dia 4 de março para apresentação do edital na Câmara de Conselheiro Lafaiete e na Câmara de Congonhas.

A previsão era de realizar apenas reforma na pista. Agora a duplicação também será realizada. Com custo de R$ 350 milhões, as obras contemplarão as travessias urbanas e recuperação em 130 quilômetros da rodovia.  A restauração duplica todas as passagens pelas cidades, como a de Lafaiete. O trecho apresenta grande número de acidentes de frente entre carros.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, no ano passado foram computados 5.307 acidentes na rodovia. Nesses, 217 pessoas morreram e outras 3.134 ficaram feridas. A BR-040 é a terceira rodovia mais violenta do estado. Ela só perde para as BRs 381 e 116.

Fonte. Estaminas